em

Paraná é o segundo estado com maior adesão ao Pacto Global da ONU

O Paraná é o segundo estado brasileiro com o maior número de adesões ao Pacto Global, iniciativa da ONU que busca mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Até agora, 126 empresas paranaenses aderiram ao Pacto Global, mas a meta é ampliar este número para 250 até setembro.

O desempenho do Estado foi apresentado pela governadora Cida Borghetti nesta quarta-feira (18), em Nova Iorque, a investidores e financiadores internacionais que participam de um evento paralelo ao Fórum de Alto Nível Político sobre Desenvolvimento Sustentável, promovido pelas Nações Unidas. O painel Planos dos Países para ODS: Um Roteiro para Investimentos Privados discutiu o envolvimento dos governos, da ONU e da iniciativa privada no avanço dos ODS e reuniu representantes do Brasil, Equador, Índia, Colômbia, Espanha e Polônia.

“O desafio é tornar a rede do Paraná a maior do Brasil e ajudar a alavancar o País para que conquiste a segunda posição no ranking mundial”, afirmou a governadora. “O número significativo de adesões e o bom posicionamento do Paraná vão dar visibilidade ao nosso Estado, impulsionar negócios, além de influenciar na obtenção de recursos vinculados à ONU”, avaliou Cida Borghetti. “Estamos comprometidos em implementar e dar suporte aos ODS no Paraná. Entendemos que o sucesso desta iniciativa requer investimentos públicos e privados”.

O Relatório Anual 2017 das atividades da Rede Brasil do Pacto Global mostrou que o País contava, até o ano passado, com 751 signatários, formando a terceira maior rede local do mundo, atrás apenas da Espanha e da França, e a maior das Américas e do Hemisfério Sul. Houve um aumento de 8% nas adesões com relação ao ano anterior, quando existiam 695 empresas signatárias.

A governadora reforçou que as companhias públicas paranaenses estão envolvidas no financiamento e suporte aos municípios e empresas para a implementação dos ODS no Paraná. Ela citou a participação ativa da Copel, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e da Itaipu Binacional.

FORÇA-TAREFA – O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros, também participou do painel e falou sobre as ações do Governo do Estado com o foco na agenda 2030 e na implementação das ODS, envolvendo os municípios, empresas e universidades.

Para ampliar o número de adesões ao Pacto Global e à Agenda 2030, o Estado criou uma força-tarefa para incentivar o engajamento de todas as prefeituras individualmente, das instituições estaduais de ensino superior e dos fornecedores contratados para obras do Estado.

Nesta semana, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano pediu, por meio de circulares, que as prefeituras dos 399 municípios paranaenses, mais de 300 fornecedores e os reitores das sete universidades estaduais participem do Pacto Global. O comunicado orienta sobre como fazer a adesão e também com um modelo do termo de compromisso anexado.

Outra iniciativa a ser adotada no Paraná é que todos os documentos oficiais do Estado e as placas das obras públicas tenham o selo dos ODS, para reforçar a divulgação e fazer com que a sociedade perceba a importância do desenvolvimento sustentável. “Os governos e as empresas públicas têm uma obrigação com as metas da agenda 2030. São compromissos com o futuro das cidades e do mundo”, afirmou Barros.

PAINEL – O painel de debates realizado nesta quarta-feira reuniu representantes dos setores público e privado e das Nações Unidas para debater a colaboração dos investidores no avanço dos ODS localmente. O painel focou nos desafios da participação pública e privada para alcançar as metas e indicadores dos ODS e como a inovação e a tecnologia do setor privado podem contribuir com uma política pública consistente para ampliar as soluções nesta área.

Também participaram das discussões o secretário Nacional de Planejamento e Desenvolvimento do Equador; José Augusto Briones; o presidente da Rede Equador do Pacto Global, Ricardo Dueñas; a diretora da ReNew Power da Índia, Vaishali Sinha; o diretor executivo da Rede Colômbia do Pacto Global, Maurício López; a representante da Rede para o Desenvolvimento Sustentável da Espanha, Cristina Narbona; e o ministro do Empreendedorismo e Tecnologia da Polônia, Jadwiga Emilewicz. O painel foi mediado pelo chefe de equipe da Secretaria-Executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Romain Zivy.

Já o Fórum de Alto Nível Político foi promovido pelas Nações Unidas e reuniu 47 países para discutir os avanços da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Fórum começou dia 9 se encerrou nesta quarta-feira.

Potenciais do Estado são apresentados no evento

No evento em Nova Iorque, a governadora Cida Borghetti também apresentou aos investidores os potenciais do Estado na atração de investimentos. Ela ressaltou que o Paraná é o principal do País no setor do agronegócio, os investimentos feitos pelo Estado ema infraestrutura.

Cida também destacou a política de expansão industrial do governo para atração de novos investimentos, com o programa Paraná Competitivo, o diálogo com os investidores e segurança jurídica do Estado. “Somos a quarta economia nacional, o terceiro estado mais competitivo do Brasil e um porto seguro para investimentos e novos negócios. Além disso, nossa economia cresce em um ritmo mais rápido que a média nacional”, afirmou a governadora. “Apesar de ocupar apenas 2% do território brasileiro, a agricultura paranaense corresponde a 20% da produção nacional”, destacou

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.