em

Paraná é o terceiro em doação de medula óssea

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) é responsável pelo maior número cadastros de doadores de medula óssea no Estado. São quase 32 mil pessoas por ano incluídas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Os voluntários garantem ao Paraná a colocação de terceiro estado no país que mais cadastra doadores, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, este é um gesto de solidariedade que deve ser passado adiante. O transplante de medula óssea pode ajudar no tratamento de até 80 doenças, como leucemia, anemia e câncer, em diferentes estágios e faixas etárias. Um fator que dificulta o procedimento é a falta de doador compatível, já que as chances de encontrar um cadastro conciliável são de uma em cada 100 mil pessoas, em média.

Em Ponta Grossa, o número de doadores também vem aumentando com o passar dos anos. São cerca de 150 doações por mês apenas com campanhas internas. Ponta Grossa tem em seu cadastro mais de 13 mil pessoas na cidade e na região. O Hemepar alerta para quem tem cadastro de doação para manter sempre os dados atualizados.

DOAÇÃO – Para fazer a doação em Ponta Grossa, o endereço é: Rua Gen. Osório, 427 – Centro. O atendimento é de segunda a quarta-feira, das 8h ás 16h. É preciso ter entre 18 e 55 anos e levar documento de identidade e CPF.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.