em

Paraná lança oficialmente encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas

Paraná lançou oficialmente nesta terça-feira (04), no Palácio Iguaçu, o XXI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), evento que acontecerá entre os dias 21 e 25 de outubro de 2019, em Foz do Iguaçu. Promovido pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, o Encob tem apoio institucional do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

O objetivo é assegurar que os Comitês de Bacias identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas, de olho na sustentabilidade dos recursos hídricos, além de integrar os organismos e segmentos que participam do Sistema Nacional de Recursos Hídricos.

Segundo o secretário estadual do Meio Ambiente, Antonio Carlos Bonetti, a promoção do Encob é a chance para que administradores públicos discutam os cenários futuros dos recursos hídricos no Brasil. “Será uma ótima oportunidade para que os gestores da área de recursos hídricos e demais segmentos que integram os Comitês possam estabelecer metas e diretrizes para a efetivação das políticas públicas ligadas à água, em consonância com o desenvolvimento social e econômico brasileiro”, disse.

Maior do Brasil 

O Encob, além de ser o evento de águas com o maior número de participantes do país, possui também grande abrangência, tendo em vista o envolvimento dos mais diversos segmentos da sociedade, aqueles representados na composição dos Comitês de Bacias.

Para o coordenador de Recursos Hídricos da Secretaria, José Luiz Scroccaro, a ideia é discutir amplamente os compromissos e responsabilidades de cada um em prol da segurança hídrica. “Precisamos definir o papel de cada entidade que compõe o Sistema Nacional de Recursos Hídricos, visando a otimização das ações de preservação e conservação, para assegurar a qualidade e quantidade de nossas águas”, afirma.

Desde 1999, o Encontro é organizado todos os anos pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, com o apoio institucional do Estado sede. O público-alvo é formado por representantes do poder público municipal, estadual e federal, Usuários, ONGs, Universidades, e interessados no tema.

Participação

Estiveram presentes na cerimônia Hideraldo Buch e Lupércio Ziroldo Antonio, coordenador geral do Fórum Nacional de Comitês de Bacia Hidrográficas, e presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas, respectivamente; além do superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu, Ariel Scheffer, entre outros representantes de vários estados que integram o colegiado do Fórum Nacional de Comitês de Bacias.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.