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Paraná quer apoio chinês para obras de infraestrutura 

O governador Ratinho Junior (PSD) apresentou na quarta-feira (24), em Xangai, os projetos de infraestrutura do Paraná a executivos da China Communication Construction Company (CCCC), grupo empresarial que opera diversos ativos de infraestrutura, incluindo rodovias, ferrovias, metrôs, portos e aeroportos. Acompanhado do secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; e do diretor-presidente dos Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia,  o governador lidera uma missão internacional ao país asiático que segue até esta sexta-feira (26).
Durante encontro, foram mostrados os projetos para os modais rodoviário, ferroviário e do corredor bioceânico que prevê ligar os portos de Paranaguá e Antofogasta, no Chile, e vai agilizar a comercialização de produtos brasileiros para a Ásia. O mercado chinês é o principal destino das exportações paranaenses, respondendo por 44% do total exportado pelo Estado em 2018.
"Abrimos um grande diálogo especialmente sobre as ferrovias, pois o Paraná precisa expandir neste modal, que é tão importante para a movimentação no Porto de Paranaguá", explica Sandro Alex, ao Diário dos Campos. Segundo o secretário, o grupo também apresentou ao grupo o plano de concessões das rodovias previsto para 2021, que deve prever participação de grupos estrangeiros. "Mas, o nosso foco na reunião foi as ferrovias. Estamos buscando financiamento com o grupo para a nova fase da Ferroeste, no trecho entre Foz do Iguaçu a Cascavel. Implantar ferrovia não é um investimento barato, mas o grupo chinês se mostrou bem interessado", frisa. 
Segundo Sandro Alex, a comitiva paranaense também apresentou o Paraná aos investidores. "O Paraná está tentando expandir horizontes em diálogo com muitos países. É um estado promissor,  e como o Estado está focado em infraestrutura, ampliando financiamentos e investimentos estrangeiros, a China é muito importante neste processo, pelo expertise em ferrovias", completa. 

Porto 
O grupo paranaense esteve no Porto de Xangai, o maior porto do mundo em movimentação de contêineres. O objetivo é buscar tecnologias e o know how chinês para obras de ampliação do Porto do Paranaguá.
“Para se ter uma ideia, o Porto de Xangai movimenta, sozinho, o mesmo volume que todos os terminais do Brasil. Temos oportunidade de conhecer novas tecnologias para ter, no Paraná, uma logística ágil, eficiente e que diminua os custos de produção”, explica Ratinho Junior. “Em breve o Porto de Paranaguá será o terminal com a maior movimentação de contêineres do Brasil, devido às obras de infraestrutura que estão sendo feitas”, afirmou.
A viagem da missão paranaense á China atende convite feito pelo embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming, que esteve no Paraná em março. A missão também participou da 22ª Conferência Mundial de Dragagem. 

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