em

Paraná se destaca na gestão da qualidade do ar no Brasil

Em ação conjunta entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) o estado lançou, por meio de resolução, o Plano Estadual de Controle da Poluição do Ar e de Proteção da Atmosfera (Proepar), que visa melhorar a gestão da qualidade do ar no Paraná.

Entre as oito ações previstas no plano, destacam-se a elaboração de inventários de fontes de emissões (quantidade de indústrias e veículos) e as emissões destas fontes; a adoção progressiva dos valores recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a ampliação da rede de monitoramento automática de oito para 14 estações.

Segundo a médica e ambientalista Evangelina Vormittag, do Instituto Saúde e Sustentabilidade a poluição do ar é relacionada, além do adoecimento e do impacto no sistema respiratório, como uma das causas comprovadas de câncer de pulmão e bexiga. Atualmente, existem altos indícios de relações com outros tipos de câncer como os de mama e tecido hematopoiético e influencia no sono, na depressão e ganho de peso. Os principais atingidos são crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias, com a asma, por exemplo.

Ações

Com uma população com mais de 11,3 milhões de habitantes sendo 29,32 % de crianças e adolescentes e 10,34 % de idosos, as ações propostas pelo estado irão impactar diretamente na melhoria de qualidade de vida destes grupos, na redução dos custos em internações, tratamentos e afastamento médicos além de garantir a adequada preservação do meio ambiente.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.