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Paraná terá mais mil km pedagiados

Os atuais contratos de concessão de rodovias paranaenses vencem em novembro do ano que vem – e, a partir de então, mais mil quilômetros deverão ser pedagiados, totalizando 3,8 km de extensão. A informação foi repassada ao Diário dos Campos pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL), estatal vinculada ao Ministério de Infraestrutura que foi contratada para elaborar estudos técnicos para os novos contratos.

A EPL deve entregar o seu estudo inicial em agosto ao Governo do Estadual, que pode solicitar alterações no projeto. Após a atualização dele, o documento é enviado para a ANTT, que pode promover audiências públicas para verificar a viabilidade de sugestões propostas pela população. Após estas etapas, o projeto é analisado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e então licitado; a previsão é de todo este processo leve cerca de 12 meses – antes, portanto, do términa da vigência dos contratos atuais.

“Ainda não conseguimos especificar o projeto por região porque todos os lotes serão finalizados ao mesmo tempo”, disse a empresa quando questionada sobre as rodovias que passam pelos Campos Gerais, afirmando que no pacote constam tanto rodovias federais, quanto estaduais.

O lucro das empresas é definido pela Taxa Interna de Retorno (TIR) e foi fixado pelo Ministério da Economia em 8,47%. O investimento feito para a elaboração do projeto é de R$ 62 milhões, que estão sendo custeados pelo Governo Federal por meio da EPL em parceria com a IFC, braço do Banco Mundial e, segundo a EPL, devem ter uma parte reembolsada pelas empresas que ganharem as concessões.

Lotes propostos

A EPL propõe dividir os contatos em oito lotes, que podem ser modificados caso o Ministério da Infraestrutura e Governo do Paraná entendam que há necessidade de complementação ou supressão de trechos. São eles: Lote Sudeste (principais rodovias BR-277, BR-476, PR-427), Lote Norte Central (principais rodovias BR-376, BR-369, PR-445), Lote Centro Ocidental (principais rodovias BR-163, BR-369), Lote Oeste (principais rodovias BR-277, PR-438), Lote Noroeste (principais rodovias BR-272, BR-376), Lote Sudoeste Litoral (principais rodovias BR-163, BR-280, BR-277), Lote Norte Pioneiro (principais rodovias BR-153, BR-369, PR-151) e Lote Centro Oriental (principais rodovias BR-153, BR-376).

Conforme explica a EPL, por enquanto só é possível divulgar as principais rodovias que integram cada um deles. Outras adjacentes como a BR 373, por exemplo, que passa de Ponta Grossa a Guarapuava ainda devem ser adicionadas a algum deles; segundo a empresa, todas as rodovias já concedidas devem continuar sendo oferecidas. Cada empresa pode concorrer por mais de um lote.

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