em

Parceria com Justiça Federal amplia equipamentos em saúde de PG

Uma parceria entre a prefeitura de Ponta Grossa e a Justiça Federal possibilitou a aquisição de cerca de R$ 240 mil em equipamentos destinados aos setores de saúde e educação. O procurador da República em Ponta Grossa, Osvaldo Sowek Junior, participou do anúncio da compra dos itens que integram quatro projetos aprovados em edital, cujo teor foi descrito de forma mais detalhada em evento realizado no gabinete do prefeito, na tarde desta sexta-feira (18).

De acordo com o secretário adjunto de Saúde, Rodrigo Manjabosco, os equipamentos irão beneficiar diretamente o atendimento à população. Entre os itens disponibilizados estão kits para diagnóstico precoce de transtornos mentais em crianças, que possibilitam identificar a real necessidade de administrar medicamentos específicos ou de dar atenção especial a esse jovens para o aprendizado ideal em sala de aula.

Também foram comprados kits de xadrez para uso nos Caps, equipamentos que geram menor trauma em punções venosas (o que inclui óculos de realidade virtual 3D para uso dos pacientes durante os procedimentos) e Dispositivos Intra Uterinos (DIU) para o controle de natalidade e planejamento familiar. Dez UBS serão atendidos com os DIU que, segundo estimativa da prefeitura, devem ampliar em 20% a oferta do serviço, com a possibilidade de reduzir os casos de gravidez indesejada na adolescência.

Os recursos são oriundo de ação civil pública, disponibilizados a partir de edital da 2ª Vara de Ponta Grossa, que selecionou os projetos contemplados.

 

Qualidade

A presidente da Fundação Municipal de Saúde, Ângela Pompeu, destacou a importância da parceria com a Justiça Federal. “Por meio dessa parceria, conseguimos fazer algo que, mesmo licitando, não conseguiríamos atingir aquilo que precisávamos”, disse, explicando que o processo licitatório muitas vezes não permite determinar a qualidade dos materiais adquiridos, ou mesmo inviabilizam a realização de projetos que visam qualidade em atendimento. O prefeito Marcelo Rangel agradeceu o investimento, e destacou os bons resultados obtidos por meio de parcerias como essa em saúde, a exemplo de outras como a do Amigos do HC e a Apros, em benefícios dos hospitais municipais.

 

Mulheres

Serão contemplados com os novos DIU, e estarão aptas a colocar os dispositivos, as seguintes unidades básicas de saúde: Ottoniel Pimentel, Abrahão Federmann, Cezar Rocha Milleo, Abrosio Brecailo, Egon Roskamp, Antonio Saliba, Alfredo Levandovski, Nilton Luiz de Castro, Agostinho Brenner e José Carlos de Araújo.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.