em

Parceria é destaque em reunião da Comissão Intergestores

O secretário Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, e secretários municipais de Saúde do Paraná realizaram a última reunião do ano da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). No encontro, realizado nesta terça-feira (11), em Curitiba, os gestores puderam acompanhar a apresentação de um balanço de ações e realizações do Estado nesta área, nos últimos oito meses. A apresentação foi conduzida pelo secretário Nardi.

Nardi reforçou a importância da parceria com os municípios e o comprometimento e dedicação dos servidores na construção das políticas públicas de saúde do Paraná. Ele lembrou que o Estado acumula resultados positivos, um legado positivo que impacta diretamente na qualidade de vida da população.

“Temos um balanço extremamente positivo, que mostra o resultado de um governo municipalista. Foi isso o que a governadora Cida Borghetti nos pediu, que fizéssemos parcerias positivas e construíssemos pontes de diálogo com os 399 municípios do Paraná”, afirmou Nardi.

Entre 2015 e 2018, os investimentos feitos pelo Governo do Estado na Saúde ultrapassam R$ 14 bilhões, aplicando anualmente acima dos 12% exigidos por lei. Os recursos garantiram a continuidade de diversos programas já estabelecidos, transferências de recursos aos municípios para construções e reformas de unidades de saúde, compras de equipamentos e veículos.

“Tudo isso se reflete na redução da mortalidade materna e infantil, nas ações de promoção da saúde, na cobertura vacinal, nas vidas salvas pelo trabalho da Rede de Urgência e Emergência e da Rede Mãe Paranaense”,destacou o secretário.

POLÍTICAS PÚBLICAS – O secretário citou, ainda, a proposta da governadora Cida Borghetti de transformar em políticas públicas os programas estratégicos da área de saúde, como o Programa de Apoio e Qualificação de Hospitais Públicos e Filantrópicos do Sistema Único de Saúde (Hospsus); o Incentivo à Organização da Assistência Farmacêutica (Ioaf) e o Programa de Apoio aos Consórcios Intermunicipais de Saúde (Comsus). A medida permitiria a continuidade das ações desenvolvidas por meio desses programas. “Precisamos garantir o apoio à saúde dos municípios”, disse Nardi.

OPERAÇÃO VERÃO – Durante a reunião da CIB, também foi apresentado detalhes da Operação Verão 2019, lançada esta semana. Um total de R$ 4,9 milhões já foi repassado aos municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal.

De acordo com o diretor de Políticas de Urgência e Emergência, Vinícius Filipak, além dos recursos, haverá ainda reforço da estrutura do SAMU, com três ambulâncias adicionais, a cobertura do helicóptero de resgate e salvamento, estrutura de transporte aéreo e o serviço de regulação para encaminhar os pacientes que precisem de tratamento não disponível no Litoral.

“Nossa estrutura está toda organizada e pretendemos que a Operação Verão garanta segurança e agilidade no atendimento da população que estará no nosso Litoral”, disse Vinicius.

LANÇAMENTO – Ainda durante a CIB, foi feito o lançamento do segundo número da Revista de Saúde Pública do Paraná, periódico institucional da Secretaria de Estado da Saúde por meio da Escola de Saúde Pública do Paraná. A edição traz 16 textos, entre artigos originais e relatos de caso e pode ser visualizada online, no site http://www.escoladesaude.pr.gov.br. No total, 76 textos foram submetidos ao conselho editorial do periódico.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.