em

Parceria entre Depen e UEPG reintegra detentos à sociedade

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) firmou uma parceria com o Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen), em um convênio que prevê uma série de ações ligadas à reinserção de detentos ao ambiente social. Além disso, a iniciativa que já foi aprovada pelo Conselho Administrativo da UEPG prevê a formação e qualificação de agentes penitenciários e de vigilantes da própria universidade. A parceria também conta com o auxílio do Instituto Mundo Melhor (IMM).

A medida envolve diretamente o Núcleo de Estudo e Acompanhamento da Vara de Execuções Penais de Ponta Grossa, coordenado pelo professor Rauli Gross Junior. O docente também é chefe de gabinete da reitoria e explica que a UEPG contratará 10 detentos para atuar na manutenção do campus de Uvaranas e campus Central.

“Esses presos de baixa periculosidade irão atuar em serviços de consertos elétricos, atuando na limpeza do campus, como pedreiros e um deles também atuará na biblioteca. Por um lado, eles terão a oportunidade de cumprirem a pena como forma de reinserção social e, por outro, a UEPG cumprirá seu papel social como universidade pública”, sinaliza Gross.

 

Qualificação

O Depen receberá um salário mínimo pela atuação de cada um dos detentos – um terço deste valor é retido pelo Departamento para custear a permanência destas pessoas no sistema prisional e não haverá vínculo trabalhista entre os presos e a universidade. A parceria também prevê a oferta de cursos a distância do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead). A parceria entre UEPG e Depen prevê ainda a qualificação dos agentes penitenciários do Depen e dos vigilantes da universidade.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.