Variedades

Parque Histórico de Carambeí inaugura Parque das Águas

A Associação Parque Histórico de Carambeí realizará no dia 27 de maio o cerimonial de inauguração do Parque das Águas, nova ala museal, em construção desde 2012. O espaço foi inspirado no Zaanse Schans, parque ambiental holandês, e retratará a relação da Holanda com os recursos hídricos.

O museu das águas será composto por construções temáticas e diversos modos de engenharias para o controle do fluxo das águas com canais, espelho d’águas, moinhos, diques, polderes, pontes e calhas. No ambiente, criado com o intuito de preservar a relação Brasil e Holanda, um dos principais temas abordado é a sustentabilidade.

Algumas das construções foram erguidas com madeira de reflorestamento e outras com tijolos ecológicos. As casas são cobertas com telhas reaproveitadas, Eternit feito com material reciclado e há um espaço coberto com vegetação, o chamado ‘telhado verde’. No piso de uma das edificações foi utilizado material reciclado. Em outra construção os móveis e a decoração são feitos com materiais reaproveitados. Até mesmo a água da chuva, por meio de calhas, será reutilizada para encher os canais. A área museal também contará com uma horta orgânica e uma composteira que aproveitará resíduos do Koffiehuis Confeitaria e Restaurante - Parque Histórico de Carambeí.

 

Divulgação

Nova ala museal da APHC será aberta ao público no final do mês de maio