em

Parque Histórico prepara mais uma grande Feira Medieval para os dias 18 e 19

O Parque Histórico de Carambeí recebe nos dias 18 e 19 de agosto a segunda edição da Feira Medieval, o primeiro evento deste caráter na região e o maior em todo o Paraná. A primeira edição, realizada em novembro do ano passado, contou com a presença de 5 mil pessoas. A expectativa para este ano é de que cerca de 7 a 8 mil pessoas visitem a feira ao longo dos dois dias.

De acordo com o coordenador do Núcleo Educativo do Parque Histórico e idealizador do evento, Lucas Kugler, a princípio, o evento era para ser bem menor e voltado apenas para o público infantil.   

“Cheguei para o meu coordenador e falei que gostaria de fazer uma feira para a criançada, cerca de 100 pessoas apenas, mas como a Idade Média é um período que se vende por conta própria, logo, sem muita divulgação, o evento cresceu e virou uma atividade para todos os públicos. Eu e alguns amigos de Castro, que também são entusiastas e têm um fascínio pela Idade Média, nos juntamos e criamos um grupo de estudos e desenvolvemos as atividades e resultou em tudo isso”, conta Klugler.

Ele explica ainda que o intuito do evento é ser lúdico e educativo. “A gente tenta misturar coisas divertidas que, ao mesmo tempo, possam falar um pouquinho sobre a Idade Média. O público vai encontrar brincadeiras que envolvem combate medieval (com equipamentos seguros, claro) arquearia, espaço dedicado à magia, e também um aspecto mais literário, com o Silvio Guerra (um dos coordenadores da feira), por exemplo, representando o clã viking. Inclusive, nesse espaço o pessoal vai fazer um ritual surpresa que vai ser bem bacana”, adianta.

Sobre o sucesso do evento, Kugler destaca a influência do espaço e o caráter voluntário da feira. “Acredito que o evento tenha dado tão certo muito pelo próprio Parque Histórico, que é um espaço muito bonito e que tem uma estrutura boa para esse tipo de atividade, mas o principal é a fórmula que adotamos, a Feira Medieval é feita sem fins lucrativos e contamos com cerca de 100 voluntários”.

Diferencial

Os organizadores destacam que existem diversos eventos medievais no Brasil e o diferencial da feira do parque é o trabalho com diversos recortes. “Normalmente esses eventos se propõem a ser apenas lúdicos, são eventos festivos, nos quais existe uma parte mais comercial e, normalmente, sem um recorte específico. A gente vai trabalhar com três recortes: da era viking, da cristandade do século XIII e também um pouquinho antes da idade média, com os celtas. Mas o que une mesmo o pessoal e nutre o objetivo da feira é que ele é educativo, tudo ali é planejado para passar uma informação ao público, desde os workshops de como fazer um hidromel até as próprias batalhas”, finalizam.

Banquete medieval

Uma novidade desta edição do evento é o banquete medieval, que será servido no sábado. O cardápio foi cuidadosamente desenvolvido a partir do estudo de um historiador especializado em alimentação. Além do banquete, haverá hidromel e muita música. Quem tiver interesse em aderir ao banquete, é necessário agendar uma vaga através do [email protected] até o início da semana que vem. O valor é R$ 130. 

Ingressos

Os ingressos para a Feira Medieval do Parque Histórico de Carambeí custarão R$ 5. Crianças até 12 anos e pessoas com traje completo serão isentas da taxa. Mais informações pelo e-mail [email protected], ou pelos telefones 42 3231-5063 e 98433-4639. A feira será nos dias 18 e 19, das 13h às 18h.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.