em

Parque Histórico realiza exposição sobre futebol na Colônia Carambehy

Em período de Copa do Mundo, época em que os torcedores estão animados e buscam novidades sobre o tema, o Parque Histórico lançará a mostra fotográfica 'Várzea – o futebol na Colônia Carambehy'. A exposição ficará na Casa da Memória, abrirá ao público de 15 de junho a 15 de julho, e terá entrada gratuita.

“Várzea, nome escolhido para a mostra fotográfica, remete aos jogos de futebol amador disputado em campinhos rudimentares pelo Brasil afora”, explica o curador da exposição Felipe Pedroso, historiador e coordenador cultural do Parque.

A mostra fotográfica conta a história das primeiras competições e dos primeiros times de futebol de campo no município, onde os jogos se tornaram importante instrumento de socialização. “Com os registros fotográficos é possível resgatar parte importante da história de Carambeí, o futebol era uma paixão na colônia e o esporte era um dos meios de lazer e recreação da comunidade”, comenta o Historiador.

Apesar do futebol ser uma grande paixão dos imigrantes holandeses, devido ao código de ética protestante da época, estes guardavam o domingo e não podiam participar de jogos por ser dia do Senhor.

A prática esportiva também era uma importante ferramenta para aproximar a comunidade. Mais informações pelo e-mail [email protected], ou pelos telefone 42 3231-5063 e 98433-4639.

O esporte era uma paixão dos imigrantes e aproximava a comunidade

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.