Variedades

Parque Histórico realiza oficina de Antropologia Contemporânea

Oficina de Antropologia Contemporânea integra a programação especial que o Núcleo Educativo do Parque Histórico de Carambeí preparou para 15ª Semana Nacional de Museus. A atividade foi disponibilizada para grupos escolares agendados com antecedência.

A ação foi montada de modo lúdico para atender ao público infantil e mostrar a formação histórica de Carambeí. “A oficina permitiu que os alunos vivenciassem o trabalho realizado pelo historiador e pelo antropólogo, possibilitando o contato com as diversas fontes históricas. Com a atividade as crianças perceberam que a história e a antropologia não são compostas só de antiguidades”, explica Lucas Eduardo Oliveira estagiário do Parque Histórico.

A atividade foi dividida em etapas. Primeiramente os alunos receberam uma explicação sobre o trabalho do historiador, do antropólogo e sobre fontes históricas. Em um segundo momento puderam escavar para encontrar objetos, que seriam analisados por outras crianças com luvas e, posteriormente, a peça passou por um processo que simulou a sua catalogação.

Programação

Norteada pela temática 'Museus e histórias controversas: dizer o indizível em Museus', a programação da Semana de Museus do Parque Histórico encerra hoje (19). Além da oficina de Antropologia Contemporânea, também foi realizada a 'Tabuleiro da Memória', uma atividade para exercitar o aprendizado na mediação durante a visita ao Parque.

Visitação

No período da Semana de Museus a instituição está aberta para visitação mediada, das 11h às 18h, mais informações e para marcar visitas de grupos entrar em contato pelo e-mail [email protected]

Divulgação
Alunos vivenciaram o trabalho realizado pelo historiador e antropólogo