em

Parques infantis passam por manutenção para receber crianças

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos realiza, desde segunda-feira (11), uma varredura em todos as praças e parques infantis da cidade. O objetivo é retirar e encaminhar para a manutenção os brinquedos e aparelhos de ginástica ao ar livre que apresentam problemas estruturais. Os trabalhos, de acordo com o secretário de Obras, Márcio Ferreira, se dão por conta do início das férias escolares.

"Fazemos este tipo de trabalho a cada seis meses, mas agora faremos a cada três, justamente para oferecer mais segurança para as crianças e demais pessoas que utilizam os espaços. Recentemente, uma menina morreu após ser atingida por uma barra de ferro no parquinho em São Paulo. Isso nos deixou apreensivos e, por isso, estamos retirando os equipamentos, levando para a manutenção e depois devolvendo aos locais", disse Ferreira.

Desde o começo da semana, já foram encaminhados para a manutenção mais de 20 brinquedos que foram retirados dos locais onde há maior concentração de pessoas, como o Parque Ambiental e a praça Simón Bolívar, por exemplo. "Todo o processo de restauração levará, em média, 20 dias e depois eles serão recolocados nos parques. A maioria dos brinquedos são novos, mesmo assim, podem vir apresentar algum perigo de corte caso não passem por melhorias", aponta.

Problemas

Mesmo que a Prefeitura esteja com o cronograma fechado para a manutenção dos equipamentos, algumas praças da cidade ainda enfrentam problemas estruturais, como é o caso da praça localizada em frente à igreja Santo Antônio, no bairro Jardim Carvalho.

Moradores da região, que utilizam o local para caminhada ou para a utilização dos aparelhos, relatam que uma placa com orientações sobre como praticar os exercícios caiu devido ao desgaste natural e permanece assim desde o começo da semana. Outros aparelhos de ginástica também estão sem peças necessárias para a utilização correta.

Uma das gangorras do parquinho, segundo os frequentadores, também está jogada há pouco mais de três meses e oferece riscos para as crianças que podem cair e se machucar sobre ela.

Na praça Getúlio Vargas, no bairro Nova Rússia, a situação é semelhante e levanta a preocupação dos pais. "Como eu trabalho nesta região, eu trago os meus netos para brincar todos os dias aqui. Mas, a balança está solta e preciso ficar de olho para que eles não brinquem lá", disse Zumira Aparecida da Luz, avó do Heitor, de quatro anos, e da Laura de sete.

Com relação as estas questões, o secretário Márcio alerta para que a população ajude a informar os locais que estejam com problemas para que os problemas sejam resolvidos o quanto antes. "As pessoas podem e devem entrar em contato pelo telefone 156 para alertar sobre alguma situação que possa colocar as crianças em risco", diz Márcio.

Zumira leva os netos na praça, mas não deixa que brinquem na balança quebrada. (Foto: José Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.