em

Participação da comunidade garante qualidade na educação

Discutir a democracia na educação municipal, em tempos difíceis enfrentados no Brasil, é um dos principais objetivos do VII Congresso de Educação e da Feira do Livro 2019. O evento, considerado o maior sobre educação no Paraná, é aberto ao público e deverá reunir cerca 50 mil pessoas na Feira e também nas palestras, oficinas e cursos envolvendo tudo sobre o universo da Educação.

O Congresso neste ano traz o tema 'Ponta Grossa Narra – A história do menino que lia o mundo: gestão democrática e justiça social'. O título é uma referência e uma homenagem a Paulo Freire, maior educador brasileiro do século XX e que orienta práticas pedagógicas democráticas e de sucesso no mundo todo – inclusive em Ponta Grossa.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Esméria Saveli, o tema da gestão democrática é de extrema importância para a discussão da democracia para promover a justiça social na educação. "A gestão democrática envolve várias pessoas, a comunidade, professores, diretores, o prefeito, gestores, entre outros. Todos falando e sendo ouvidos. Se não houver essa linha de pensar o que democracia no país, a desigualdade social sempre será muito forte. Nós procuramos quebrar paradigmas para mostrar que as crianças têm direitos e deveres", apontou.

Através da gestão democrática, segundo Esméria, é possível promover uma educação municipal de qualidade, através da execução de projetos, liberdade de ensino e justiça social. "Não existe a possibilidade de promover a justiça social se não houver gestão democrática. Queremos discuti-la de forma muito mais ampla. As crianças são sujeitos de direitos e a nossa voz não pode ser calada, ela precisa ser ouvida",  destaca a secretária.

Justiça social: escola tem o compromisso e responsabilidade na formação das crianças. (Foto: José Aldinan)

 

Justiça social

A justiça social, outro tema importante que será trazido ao Congresso, vem com o objetivo de dirimir as desigualdades sociais, conscientizando, dessa forma, a sociedade sobre a inclusão da criança em sala de aula.

"Mas isso é algo que vai além do que apenas colocar as crianças na escola. Não adianta abrir vagas somente. Precisamos ter qualidade, oferecer às crianças as mesmas oportunidades de qualquer classe social, ofertar alimentos, respeito e um ambiente rico para o seu desenvolvimento. E a escola tem o compromisso e responsabilidade na formação destas crianças", reforça Esméria.

Congresso

As atividades do Congresso começam na segunda-feira (9), em vários locais. A abertura será no Shopping Palladium, às 19 horas. Toda a programação pode ser conferida através do site sme.pontagrossa.pr.gov.br.

"Parte do Congresso também é a Feira do Livro, a qual chamamos de uma grande sala aberta. Toda a população poderá chegar no Parque Ambiental e acompanhar palestras, teatros e apresentações das escolas com professores compartilhando saberes. O eixo central do evento também é a leitura para que as pessoas compreendam o contexto da nossa sociedade e articulem com aquilo que estão ouvindo. Por isso, o Congresso vem na linha da conscientização", disse.

"As crianças são sujeitos de direitos e a nossa voz não pode ser calada, ela precisa ser ouvida" – Esméria Saveli, secretária municipal de Educação de Ponta Grossa.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.