Geral

Paternidade como escolha diária

Em palestra realizada na A.Yoshii Engenharia, autor do best-seller "O Papai é Pop" fala sobre desafios da relação entre pais e filhos
(Foto: Priscilla Fiedler / Divulgação)

“Nos momentos mais difíceis, virei pai”. Com essa frase, Marcos Piangers - autor do livro “O Papai é Pop”, best-seller sobre a relação entre pais e filhos que já vendeu mais de 250 mil cópias no Brasil, Portugal e Espanha - explica como a paternidade é uma escolha que precisa ser vivenciada todos os dias.

As alegrias, dificuldades e surpresas após o nascimento das filhas Anita e Aurora foram narradas pelo autor em uma palestra divertida e emocionante realizada, na última quinta-feira (9), no show room da A.Yoshii Engenharia, em Curitiba. Piangers contou como a experiência da paternidade se transformou em uma jornada de autoconhecimento e provocou a plateia sobre a necessidade de repensar as prioridades. “Se a gente não ficar repetindo o óbvio, entramos em um ritmo de trabalho que nos deixa sempre olhando o celular, respondendo e-mails no computador - e não vemos o nosso filho crescer. Vivemos uma vida que parece uma gincana na qual tudo é drama, preocupação, trabalho e dinheiro. Nessa hora, tem que vir alguém para relembrar que se você está com seu filho é importante prestar a atenção nele”, contou o autor, que ainda fez um desafio: “ver um pai faltar no trabalho porque o filho está doente”.

Para Piangers, um dos caminhos é romper com os paradigmas antigos do homem mais durão, que perpetua conceitos de machismo e preconceito. “Meu grande objetivo é me tornar obsoleto. Eu sou otimista e acredito que, em breve, não será necessário celebrar o pai participativo porque todos vão desempenhar esse papel”, analisou.

A palestra em Curitiba foi a terceira realizada pela A.Yoshii Engenharia, em comemoração ao Dia dos Pais. Piangers também já falou sobre paternidade em Londrina e em Maringá. “Eu conheci a família A.Yoshii nesses últimos dias e achei bonito porque eles são muito unidos. Quando uma empresa cria essa iniciativa de trazer os clientes e a comunidade para discutir como é possível ser uma pessoa melhor é maravilhoso porque a mesma assume o papel de transformação social”, comentou.

O autor relembrou que o Dia dos Pais, comemorado neste domingo, 11 de agosto, é uma ótima oportunidade para celebrar e refletir sobre a relevância dos pais. “Existem pesquisas que comprovam o efeito do pai presente que ajuda o filho a crescer completo, com limites e com afeto. Mas a data também é importante para refletir onde eu posso melhorar. Largar um pouquinho o celular e prestar mais atenção no meu filho, estar mais envolvido na escola. Esse é o meu e o seu papel como pai. É a nossa missão cuidar bem dessa criança, porque assim a gente melhora o mundo”, concluiu.