em

Patrulha Maria da Penha atende mais de 1 mil mulheres

Um balanço feito pela Patrulha Maria da Penha da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP) mostrou que mais de mil mulheres foram atendidas pelo órgão desde sua criação, em 2017, até o mês de agosto de 2020, data em que se completam 14 anos da promulgação da Lei Maria da Penha.Marco no combate à violência contra a mulher, a Lei Maria da Penha trouxe diversos dispositivos voltados à proteção das vítimas, incluindo nesta rede a Patrulha Maria da Penha (PMP) , órgão que tem reforçado a segurança de mulheres em situação de violência doméstica e familiar e que possuem medidas protetivas de urgência em vigor.Atualmente, de acordo com a SMCSP, 396 medidas protetivas estão sendo fiscalizadas pelo departamento que conta com equipes de Guardas Municipais especialmente treinados para o acolhimento das vítimas.

Estamos muito contentes com o trabalho da Patrulha Maria da Penha, que tem sido essencial no combate à violência contra a mulher em Ponta Grossa. Além das atividades de acompanhamento das medidas protetivas, a Patrulha também tem contribuído para que as vítimas se sintam mais seguras em denunciar a violência no momento que ela ocorre, o que também repercutiu no aumento de atendimentos em situações de flagrante pelas equipes da Guarda Municipal”, aponta o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato.De acordo com a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Liliane Chociai, desde a sua criação, a Patrulha Maria da Penha já registrou o acompanhamento de 1070 mulheres. Nesse período, foram realizados mais 8.750 atendimentos decorrentes da fiscalização das medidas. “Temos desenvolvido um trabalho intenso no acompanhamento das medidas protetivas e entendemos que essa ação constante repercute diretamente na vida dessas mulheres. Nós temos o dever de fazer com que a mulher tenha seu direito assegurado, prestar atendimento e contribuir na luta para que ela possa superar esse fato dolorido da vida”, declara Liliane.Violência Em Ponta Grossa, as situações de violência doméstica figuram entre as três mais atendidas pela Guarda Municipal. No mês de janeiro até o mês de julho, a Guarda Municipal atendeu 146 denúncias de violência doméstica na cidade. Em 2019, o número chegou a 363 ocorrências.

Segundo dados do 13° Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o crescimento de casos de violência contra a mulher investigado em 2018, em comparação com 2017, foi de 14,1%. Além disso, o estado do Paraná registra, em média, um caso de violência contra a mulher a cada 24 minutos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.