em

Pegaí lançará tiragem especial de obra de Monteiro Lobato

Na manhã desta quarta-feira (19), o projeto “Monteiro Lobato Para Todos”, do Instituto Pegaí Leitura Grátis, foi certificado para a captação de recursos por meio do PROMIFIC (Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura), em Ponta Grossa. Aprovado na categoria I, com faixa orçamentária de R$ 15 mil, ele atende a área de literatura, livro e leitura. O ato aconteceu em reunião técnica, no gabinete do Prefeito Marcelo Rangel, por meio da Fundação Municipal de Cultura.

Entre os critérios avaliados no PROMIFIC estão relevância, mérito, clareza do projeto, caráter inovador e contrapartida social. A aprovação do projeto viabilizará a continuação da Série Aproxima – lançada pelo Pegaí em 2019, com o intuito de fomentar a leitura e aproximar grandes clássicos da literatura de leitores –, com a impressão do título “O Pica-Pau Amarelo”, de Monteiro Lobato, em domínio público. Serão 2.000 exemplares a serem disponibilizados gratuitamente pelo projeto. Esse será o segundo título do autor a ser impresso pela Série Aproxima. O primeiro foi a obra “O Marquês de Rabicó”, lançado em outubro. 

Idomar Augusto Cerutti, Coordenador do Pegaí Leitura Grátis, evidencia a relevância da obra. “O título é um dos mais importantes livros do autor. Com a aprovação, conseguiremos disponibilizar essa obra em nossas 65 estantes, espalhadas em 14 municípios do Paraná, além de destinarmos uma quantidade à Fundação de Cultura, contribuindo com a democratização do acesso à leitura e seguindo a missão do Pegaí”, explica.

 A obra, publicada originalmente em 1939, traz para o enredo diversas inspirações de Monteiro Lobato, com personagens da literatura infantil de todo o mundo. Dom Quixote, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Peter Pan são algumas das figuras que fazem parte dessa história e decidem se mudar para o sítio de Dona Benta.  

Vale ressaltar que nesta tiragem do Pegaí, “O Pica-Pau Amarelo” ganha capa exclusiva e novas ilustrações, além de preparação de texto e diagramação, deixando a edição ainda mais especial. O título é voltado ao público infanto-juvenil, mas Cerutti garante que despertará o interesse de todas as idades. “Os clássicos agradam todas as idades. É, ainda, uma excelente oportunidade de os adultos incentivarem o hábito da leitura nos mais novos e tirarem um tempo para ler junto com eles”, destaca. 

Além do incentivo fiscal, o projeto conta com o apoio de empresas e profissionais parceiros. O prazo máximo para publicação e disponibilização da obra é março de 2022. Mas, segundo Cerutti, a ideia é que os exemplares sejam disponibilizados ainda este ano, marcado por um evento especial de lançamento. 
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.