em

Peregrinação leva perto de 800 catequistas a Irati

O setor 7 da Diocese de Ponta Grossa, que engloba Irati, Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares, sediou no último sábado (19), a quarta edição da Peregrinação Diocesana da Pastoral de Animação Bíblico-Catequética. Aproximadamente 800 catequistas, de diversas cidades do Estado, passaram a tarde em Irati. O momento iniciou na Colina Nossa Senhora das Graças, com animação, espiritualidade, palestras e reflexão.

Uma caminhada pelas ruas do centro levou os catequistas até a Paróquia Nossa Senhora da Luz, onde foi realizada a Santa Missa. Durante o percurso, o grupo de peregrinos rezou a oração do terço, meditando os mistérios em intercessão pela missão do catequista. A peregrinação teve a presença de sacerdotes da região, coordenadora diocesana da Catequese, Flávia Carla Nascimento, e da coordenadora do Setor 7, Elaine Delfino.

"É muito importante esse momento de encontro dos catequistas. Iniciamos em 2016, quando o Papa Francisco abriu o ano da misericórdia. Ele nos impulsionou em peregrinação, fazendo uma reflexão de como está nossa caminhada. Esse encontro nos fortalece; a gente olha para o lado e vê que estamos em unidade", destacou Flávia. Para Elaine, os meses de preparação foram intensos para que tudo saísse como o planejado. "Desde o início, quando recebemos o convite, já ficamos ansiosos por saber que sediaríamos esse evento. Foram meses de reuniões e ajustes para que esse dia fosse especial. Tivemos apoio dos padres, da Prefeitura de Irati, de tantas pessoas que se dedicaram neste evento. Deus providenciou um tempo maravilhoso para nós, estamos muito agradecidos", disse.

Participaram catequistas de Ponta Grossa, Imbaú, Reserva, Tibagi, Guamiranga, Imbituva, Castro, Piraí do Sul, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro e Irati, mostrando a força da união e evangelização. O pároco da Paróquia Nossa Senhora da Luz e assessor da Catequese no Setor 7, padre Jorge Casimirski, comentou que a peregrinação foi providencial.  "Estamos no Mês Missionário e é um momento de suma importância, onde percebemos a transmissão da alegria, do dom da fé, do testemunho" disse.

"Foi uma grande movimentação durante esse período. Uma Igreja que está em comunhão com toda a Diocese, presente em Irati neste momento", destacou padre Edevaldo Carneiro, vigário da Nossa Senhora da Luz.

Integrando a caravana de Reserva vieram a Irati pouco mais de 30 catequistas. Eliane Aliski faz parte da coordenação paroquial da Pastoral, na Paróquia Menino Jesus, e relatou sobre a experiência vivida. "Para mim está sendo muito bom, inclusive porque eu não conhecia aqui; é a primeira vez e estou muito feliz em conhecer essa imagem da Mãe, que é muito linda.  Esta é uma oportunidade de crescimento para a caminhada da Catequese e de todos nós", disse a peregrina.

Padre Hélio Guimarães, reitor do Seminário Mãe de Deus, conduziu a caminhada de fé e presidiu a missa de encerramento. Ele falou sobre a proximidade do sacerdote e os membros da Pastoral. "O padre precisa muito da presença dos catequistas, e caminhar no meio delas, junto dos demais padres, foi um sentimento de perceber o retrato daquilo que acontece no dia a dia da paróquia, onde caminhamos juntos na mesma missão de evangelizar", disse o sacerdote.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.