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Pesquisa aponta Pauliki entre 50 maiores influenciadores em redes sociais

O deputado estadual Marcio Pauliki (PDT) aparece entre os 50 influenciadores em redes sociais de todo o Brasil, segundo pesquisa realizada pelo jornal O Estado de São Paulo. O levantamento leva em conta candidatos a deputado federal que desejam ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados pela primeira vez e que vai ao encontro do perfil político desejado pelo eleitorado brasileiro. De acordo com a própria pesquisa, garantir um bom desempenho nas redes é considerado um diferencial para as eleições de 2018. 

Pauliki possui em sua página oficial no Facebook uma média de quase 200 likes por post não patrocinado – conforme levantamento do próprio Estadão, o que se enquadra como um dos que possuem atuação mais relevante em todo o cenário nacional. 

“Isso é sinal que estamos atuando de maneira eficiente, fazendo uma política séria e técnica. Dá ainda mais ânimo para continuar atuando de maneira ética e coerente e, consequentemente, divulgando para a sociedade o que venho fazendo. É uma maneira gratuita de prestar contas à toda comunidade”, afirma Pauliki, que já manifestou intenção de disputar as eleições como candidato a deputado federal. Os perfis públicos dos selecionados pelo Estadão foram analisados em três redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram. 

“As redes sociais se tornaram um canal de comunicação direta com a população. Sempre procuro responder as demandas que chegam e, dentro da minha atuação parlamentar, encontrar uma solução. Os deputados precisam manter esse contato diário com a sociedade. Só dessa maneira é que pode traçar os objetivos para atuar em prol da população e as redes sociais são uma das ferramentas para isso. Além, obviamente, das visitas que realizado frequentemente”, ressalta Pauliki. 

Métricas
No caso de Facebook e Twitter, um conjunto de métricas foi estabelecido em parceria com o professor de jornalismo Fábio Malini, coordenador do Laboratório de Estudos sobre Cibercultura e Imagem (Labic) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As informações utilizadas neste especial referentes às duas redes foram coletadas por Malini e sua equipe.

Por meio de dois softwares próprios, a equipe do Labic foi capaz de capturar postagens, curtidas, compartilhamentos e estatísticas de usuários. A única exceção foi o Instagram, com métrica obtida pelo Crowdtangle, ferramenta de monitoramento de redes sociais do Facebook. O levantamento foi realizado pela reportagem.

Perfil
O levantamento do Estadão também traça o que seria o perfil do candidato que a população deseja para que esteja representando os eleitores na Câmara. 

O “Político em Construção”, segundo o jornal, tem perto de 40 anos, casado e cristão católico. Sua trajetória de vida seria marcada pela superação de obstáculos. Além de ter formação acadêmica e experiência de um mandato eletivo em sua cidade.

Espontâneo e autêntico, o político desejado tem posições ideológicas mais ao centro e costuma adotar um tom conciliador. 

“Este perfil idealizado pelo novo eleitor brasileiro vem ao encontro de meus preceitos,história de vida e diretrizes. Portanto, acredito na política de resultados e que realizada do jeito certo é a melhor forma de atender os anseios de nossa sociedade”, enfatiza Pauliki
 

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