em

Pesquisa sonda intenções de votos para deputados

Levantamento mostra preferências dos eleitores ponta-grossense para Assembleia Legislativa e Câmara Federal

Um levantamento feito pelo IRG Pesquisas avaliou em quem os eleitores ponta-grossense pretendem votar para deputado estadual e federal nas eleições que ocorrem em pouco mais de um ano. A sondagem também quis saber a respeito das intenções de voto para o governo do Estado.

O levantamento feito pelo IRG Pesquisas é fruto de uma parceria entre o instituto e o Jornal Diário dos Campos, que irá se desdobrar em outras sondagens, com o objetivo de ouvir a opinião da população ponta-grossense a respeito de diferentes temas.

A pesquisa estimulada apresentou aos entrevistados onze nomes como opções de votos para a Assembleia Legislativa e Câmara Federal. A IRG levou em consideração o cenário em que Marcio Pauliki (PDT) abriria mão de uma reeleição como deputado estadual e apostaria em uma candidatura a deputado federal.

Pauliki, inclusive, aparece como o mais citado nas intenções de voto para a Câmara Federal, a frente de Sandro Alex (PSD) e Aliel Machado (Rede), que atualmente cumprem seus mandatos de deputado federal.

Na disputa estadual, o nome mais lembrado pelos entrevistados foi o do vereador Dr. Zeca (PPS), à frente de Plauto Miró Guimarães (DEM) e Péricles de Mello (PT), que hoje ocupam cadeiras na Assembleia Legislativa.

A sondagem da IRG também apresentou opções ‘novas’ como o caso do ex-secretário de Indústria e Comércio de Ponta Grossa, Alvaro Scheffer, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado, João Carlos Gomes. Scheffer foi apresentado como opção para a Câmara Federal, enquanto Gomes foi cotado como eventual candidato a deputado estadual.

A pesquisa foi feita entre os dias 29 e 02 de agosto, ouvindo 600 moradores, com base em dados como: região, sexo, faixa etária, grau de escolaridade e renda familiar mensal. A sondagem tem grau de confiança correspondente a 95%, para uma margem estimada de erro de 4%.

A parceria entre DC e o IRG já divulgou levantamentos sobre as principais preocupações da população ponta-grossense – que colocou segurança e desemprego como os maiores temores no momento – e uma avaliação da administração do prefeito Marcelo Rangel e dos serviços prestados pela prefeitura.

 

Dados da pesquisa IRG:
Se fossem esses os candidatos em quem o(a) Sr.(a) votaria para Deputado Estadual?

Doutor Zeca 18,73%

Plauto 16,31%

Péricles 13,94%

Júlio Kuller 8,58%

Marcos Zampieri 6,55%

João Carlos Gomes 5,35%

George 3,77%

Nenhum 20,60%

Não sabe 6,17%

 

Se as eleições fossem hoje em quem você votaria para deputado federal?

Marcio Pauliki 30,09%

Sandro Alex 26,17%

Aliel Machado 24,08%

Álvaro Scheffer 3,92%

Nenhum 11,29%

Não sabe 4,45%

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.