em

Pesquisadora esclarece dúvidas sobre os Florais de Bach

Os florais têm reconhecimento científico?

Dione Navarro, pesquisadora e especialista em terapia floral, destaca que sim! A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece a Terapia Floral de Bach como ciência desde o ano de 1976, conforme consta a seguir:

OMS e a Terapia Floral – “Cada remédio floral trata uma determinada pessoa e uma condição particular. O uso de todos estes remédios (essências florais) está amplamente distribuído pelo mundo em uma pequena escala. Eles são excelentes para o autocuidado, sendo totalmente sem efeitos colaterais e não oferecem perigo caso um remédio errado seja prescrito.” (H. A. W. Forbes, Selected Individual Therapies; em Bannerman et al., Traditional Medicine and Health Care Coverage, World Health Organization – WHO, 1983).

E no Brasil?

•           No Brasil, a Anvisa através da portaria 917 (2006) implanta no SUS (Serviço Único de Saúde) a Terapia Floral de Bach como Medicina Complementar e Integrativa, podendo ser disponibilizada por profissionais habilitados em todos os postos de saúde.

•           O Conselho Federal de Odontologia através da Resolução 82/2008 integra a Terapia Floral de Bach entre as Práticas Integrativas e Complementares para Saúde Bucal.

Em que áreas da medicina podem ser utilizados os florais de Bach?

Como uma terapia complementar, a terapia Floral de Bach é utilizada em todo mundo em diversas especialidades como a pediatria, odontologia, ginecologia, psicologia, ortopedia, fonoaudiologia, obstetrícia, veterinária, para plantas, entre outras

Florais de Bach tem contraindicações ou provoca reações adversas?

Como as essências florais agem numa dimensão além do corpo físico, na esfera mais sutil do organismo onde se encontram as emoções e estados mentais, às vezes podem provocar reações passageiras de catarse, que agem como válvulas de escape em busca do equilíbrio interior. É comum se apresentarem em forma sonhos, gemidos ou suspiros fora de hora, sonolência ou diurese e sudorese sem motivo aparente, quando se utilizam essências purificadoras. No entanto, muito passageiras.

Uma das únicas contraindicações é não colocar conservante alcóolico (normalmente utilizado) para pacientes dependentes químicos do álcool. Por isso a importância do acompanhamento do profissional qualificado. 

Qual o tempo de tratamento?

Os florais de Bach atuam na esfera emocional e não na esfera física, têm como finalidade aflorar sentimentos, reequilibrar emoções ou superar traumas vivenciados. Jamais se pode precisar o tempo de tratamento, uma vez que cada pessoa tem sua resposta particular, como ser único que é, onde o conflito individual carece de tempo diferente para estagnar desarmonias diferentes.

 

Dione Navarro é farmacêutica-bioquímica com Doutorado em Química de Produtos Naturais, Pós Graduação em Fitoterapia, Homeopatia e Florais de Bach. Também é autora do livro ‘Florais de Bach – a busca da Harmonia Interior’ e presidente da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes (APLA).

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.