em

PG ampliará vigilância com câmeras em espaços públicos

A instalação de cinco equipamentos de alta tecnologia deverá ampliar a vigilância eletrônica, e oferecer ferramenta importante para o incremento no combate à criminalidade em Ponta Grossa. A prefeitura publicou em diário oficial, nesta quarta-feira (27), o nome da empresa selecionada para fornecer a locação, instalação e manutenção de equipamentos que serão implantados, em caráter experimental, em algumas das regiões de maior circulação de pessoas.

O contrato 423/2019, com a Helper Tecnologia de Segurança S/A, prevê o investimento de pouco mais de meio milhão de reais (R$ 510.900,00) para que o município passe a contar com um sistema interativo de módulos ostensivos de segurança, que serão utilizados pela Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública. A previsão é que o sistema esteja em funcionamento no calçadão da rua Coronel Cláudio (Centro) e no parque Linear (bairro Oficinas). De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o uso dos equipamentos deve ocorrer dentro de aproximadamente quatro meses.

Conforme antecipado em reportagem do DC em junho deste ano, o contrato prevê que o serviço será disponibilizado por um ano, e que os itens devem servir também para uso em ações voltadas à segurança no trânsito. O calçadão receberá um sistema e o parque Linear outros quatro, interligados por uma central. Entre as justificativas para aplicação dos equipamentos estão os esforços do município por prevenir e responsabilizar as ações de vandalismo nesses espaços.

O sistema ainda deve possibilitar a populares o acionamento, a partir de uma botoeira, dos serviços da Guarda Municipal, além de possuir sistema de áudio capaz de emitir mensagens de aviso, permitindo à Guarda Municipal realizar abordagem de suspeitos à distância.

 

Combate ao crime

No caso do parque Linear, as câmeras, do tipo OCR, devem permitir a identificação e leitura automática das placas dos veículos, notificando com rapidez casos de automóveis furtados, roubados ou usados por criminosos, colaborando ainda com investigações da Polícia Civil. As imagens captadas em vídeo devem ser armazenadas pelo período mínimo de 30 dias, auxiliando no monitoramento eletrônico que já ocorre na cidade com uso de 36 câmeras.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.