em

PG ultrapassa total de mortes violentas de 2017

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) divulgou, nesta quarta-feira (12), o relatório de mortes violentas registradas no Paraná no terceiro trimestre deste ano. Os números apontaram redução de 13,4% no número de homicídios em todo o estado, mas também mostraram que a criminalidade se intensificou em alguns municípios. Ponta Grossa atingiu a estatística de 40 mortes em setembro. No ano passado, nesse mesmo período, eram registradas 34 mortes no município, que só atingiu os 40 óbitos no final do ano. Como ocorreram outros homicídios nos últimos meses, é possível afirmar que o número já é superior ao do ano passado.

Não foi apenas Ponta Grossa que viu aumentar as mortes no período. Dos 19 municípios que compõem a 4ª Área Integrada de Segurança (Aisp), sete registraram aumento nas mortes violentas, sendo que três deles (Rebouças, Rio Azul e Sengés) nem tiveram ocorrências do tipo ao longo do ano anterior.

Também apresentaram estatísticas significativas, que podem aumentar para aumento na criminalidade ou violência, os municípios de Carambeí, Castro, Jaguariaíva e Palmeira. O número de latrocínios também aumentou. Durante todo o ano de 2017 nenhum havia sido relatado, enquanto que, neste ano, já foram três crimes desse tipo.

Fernandes Pinheiro e Guamiranga mantiveram índices nulos. A redução nas mortes, até o momento, ocorre em Inácio Martins, Ipiranga, Irati, Ivaí, Piraí do Sul, Teixeira Soares e Imbituva. Esse último viu reduzir as mortes de sete para apenas uma ocorrência entre o início de janeiro e o final de setembro.

Telêmaco Borba

Embora Telêmaco Borba não pertença à 4ª Aisp, e sim à 22ª Aisp, o município integra a região dos Campos Gerais. Por esse motivo, chama a atenção o aumento no número de mortes dentro do período. Enquanto o terceiro trimestre de 2017 havia registrado 11 óbitos, neste ano já foram computados no relatório 24, mais que o dobro verificado até o final de setembro de 2017.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.