em

PG confirma vírus da febre amarela no Alagados

Exames laboratoriais confirmaram, nesta semana, a ocorrência do vírus da febre amarela em um macaco encontrado morto em Ponta Grossa, na região do Alagados. O corpo do animal foi recolhido no dia 6 de maio, mas a confirmação só ocorreu nessa segunda-feira (17), embora ainda não conste no boletim oficial da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), divulgado a cada 15 dias.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, a informação exige que sejam reforçadas as ações de imunização nas imediações do Alagados. Nesta semana, equipes do departamento de Zoonoses devem retornar ao local para orientar os munícipes que moram na região onde o macaco foi localizado, reforçando a necessidade de aplicação da vacina em toda a população que não foi imunizada contra a doença. Pessoas com idade entre nove meses e 59 anos devem tomar a vacina, mas apenas se não tiverem sido imunizadas antes, já que a aplicação de uma dose tem eficácia por toda a vida, segundo o Ministério da Saúde.

A prefeitura também informa que a presidência do Iate Clube, que fica na área onde o animal morto foi encontrado, foi avisado a respeito da confirmação do vírus, e que o monitoramento sobre macacos mortos continua. Até o momento, na região dos Campos Gerais, também houve confirmação do vírus em macacos nas cidades de Castro (12), Ipiranga (1), Carambeí (3) e Jaguariaíva (8).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.