em

PG conta com 200 lixeiras instaladas em áreas públicas

Pouco mais de dois anos após a publicação da lei 12.974, a prefeitura de Ponta Grossa ainda não conseguiu nenhuma adesão ao programa Eco Ponta Grossa. Pela proposta, o município estabeleceria parcerias público-privadas que possibilitariam ampliar o número de lixeiras instaladas em espaços públicos. Em troca, o empresário ou pessoa física que aceitasse participar poderia incluir sua publicidade na lixeira que instalasse.

Mas o programa não vingou, e a intenção de instalar lixeiras em 50 quilômetros de ruas acabou ficando apenas no papel. Com isso, a cidade continua com deficit de lixeiras. Várias ruas não possuem o equipamento, e algumas praças oferecem em número inferior ao necessário. Na praça Pôr do Sol, há lixeiras apenas em um de seus extremos, o que prejudica a correta destinação de resíduos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a cidade conta atualmente com 200 lixeiras padronizadas instaladas no município, contemplando todo o circuito das equipes de varreção. Os equipamentos foram instalados nessas áreas, porque são as equipes que varrem também são responsáveis por realizar a manutenção com a troca dos sacos de lixo. 

O secretário Paulo Barros explica que, como não houve adesão ao programa, o município precisou fazer esse investimento, para suprir parte da demanda. "Nos últimos anos, investimos na ampliação do número de lixeiras instaladas e na substituição dos modelos de plástico pelos de ferro, garantindo a cobertura na região central e demais áreas que recebem as equipes de varreção", avalia Barros.

Em dois anos
Um levantamento do DC com base nas matérias publicadas recentemente mostrou que a PGA, empresa que faz a coleta de resíduos na cidade, instalou 102 novas lixeiras no final de 2018. A prefeitura anunciou, naquele mesmo ano, a colocação de 68 novas lixeiras na área central e, no ano passado, 35 no parque Linear. Isso sugere que as cerca de 200 lixeiras em uso, atualmente, foram instaladas nos últimos dois anos.

Legislação
A lei determina que, uma vez firmado o termo de cooperação, a lixeira seria instalada no prazo máximo de 45 dias. O termo teria validade de dois anos, em prazo prorrogável por igual período. A prefeitura estipularia o modelo de lixeiras e o local no qual seriam instaladas. Cada lixeira deveria ser instalada à distância mínima de 150 metros entre uma e outra. A publicidade seria feita por meio de adesivos, e não poderia incluir propaganda política ou ideológica, de armas ou munições, nem fazer referência direta ao consumo de bebida alcoólica ou outra substância que cause dependência física ou psíquica.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.