em

PG conta com app em que passageiro negocia tarifa

Ponta Grossa conta com aplicativos de transporte de passageiros desde o início de 2017, quando o mais conhecido deles – Uber – começou a operar na cidade. Desde então a oferta foi crescendo e as opções também, e hoje a cidade conta com três principais serviços: o Uber, o 99Pop e o inDriver, este último uma novidade implantada no ano passado que têm se destacado pelas diferenças dos outros.

O inDriver surgiu na Sibéria quando, durante a época de Ano Novo, a temperatura caiu abaixo de –45°C e os serviços de táxi aumentaram os preços uma vez e meia em um dia, o que motivou a criação de um grupo em uma rede social denominado “Motoristas Independentes” (indrivers), onde os membros publicavam percursos e os preços que estavam dispostos a pagar pelas viagens – daí vem o principal diferencial da empresa criada pouco tempo depois.

“No inDriver o passageiro estipula o valor que quer pagar na corrida e faz um acordo com o motorista. Na hora que ele lança a proposta aparecem os motoristas que aceitam o preço e é possível escolher previamente tanto o motorista, quanto pelo  perfil, carro, preço e tempo de chegada dele até o local de partida”, explica Cliceu Ferreira, que trabalha há dois anos como motorista de aplicativo.

Cliceu começou a trabalhar com este serviço na busca por uma segunda renda, e após obter uma boa rentabilidade optou por atuar exclusivamente no segmento. Segundo ele, que participa de grupos locais, hoje Ponta Grossa conta com mais de três mil motoristas cadastrados em todos os apps, sendo que aproximadamente 1,5 mil já atuam no inDriver.

“O inDriver se instalou em PG há quatro meses, mas já funcionava antes quando a gente ligava o app; por isso, a equipe veio fazer vistoria e entraram com a plataforma completa. Ele se espelha muito nos outros aplicativos em termos de cadastro e segurança, mas é o único que fornece também a foto do passageiro para o motorista”, afirma.

Taxa menor

Para buscar captar motoristas o inDriver está oferecendo, nos seus seis primeiros meses na cidade, taxa zero para os motoristas, conforme conta Cliceu. “Após esse meio ano gratuito será cobrado 10% dos motoristas. Em outros casos a taxa chega até a 35%”, destaca o motorista.

Atuação

O inDriver está presente em mais de trezentas cidades de 29 países – no Brasil, 31 municípios já contam com a operação oficial do aplicativo. Conforme destaca a empresa em seu site oficial, a sua missão é oferecer liberdade de escolha.

O serviço funciona da seguinte forma: o passageiro especifica o percurso e o preço que está disposto a pagar e recebe opções para escolher entre preços aceitos pelos motoristas, marca do veículo, tempo de chegada e avaliação, podendo negociar previamente as condições da viagem.

App chegou a Ponta Grossa há quatro meses e já conta com mais de 1,5 mil motoristas cadastrados (Foto: Fábio Matavelli)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.