em

PG está entre as cinco cidades do estado com registro de casos de dengue

Ponta Grossa e outros quatro municípios do Paraná: São Miguel do Iguaçu, Porto Rico, Sertaneja e Iguatu – registraram, nesta semana, casos autóctones de dengue, ou seja, as pessoas foram infectadas na própria cidade, o que confirma a circulação do vírus. Esses municípios, com exceção de Ponta Grossa, estão localizados na região que atrai a atenção dos órgãos de vigilância sanitária, o norte, noroeste e oeste do Paraná.

No total, são 44 municípios paranaenses que apresentam os 142 casos confirmados da doença. Os dados estão no boletim epidemiológico sobre a situação da dengue, chikungunya e zika divulgado hoje (15) pela secretaria da saúde do estado.

O aumento de cerca de 10% (na semana passada eram 129) se dá porque vários municípios fizeram recesso no final do ano e acumularam as notificações nesta semana. “Isso já era esperado”, explica a médica veterinária Ivana Belmonte, da vigilância ambiental da secretaria. “Não significa que todas essas notificações se referem a casos da última semana”.

A secretaria reforça o importante papel que a população tem para minimizar a incidência da dengue no Paraná. “A proliferação do mosquito transmissor aumenta muito no verão e é absolutamente necessário que as pessoas eliminem todo tipo de água parada como vasos de plantas, garrafas, lixo, bebedouros de animais, entre outros onde as larvas do mosquito se criam”, afirma Ivana Belmonte.

Os casos mais graves costumam ocorrer em determinados grupos de risco, composto por idosos, gestantes, lactentes menores, imuno-suprimidos, entre outras. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.