em

PG firma parceria para viabilizar Cidade do Conhecimento

Uma reunião realizada na última quarta-feira (15) firmou a parceria entre a Prefeitura Municipal  de Ponta Grossa e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) para viabilizar a Cidade do Conhecimento no município. O projeto busca agrupar diversas frentes da inovação em apenas um espaço, incluindo o Parque Tecnológico, o Instituto Federal do Paraná (IFPR), além de uma montadora de veículos no mesmo local.

De acordo com o reitor da UTFPR, Luiz Alberto Pilatti, uma das principais frentes para o projeto é de que a Prefeitura de Ponta Grossa entre com a cessão de um terreno – onde existe uma escola localizada ao lado da UTFPR – para a construção de um prédio para o funcionamento de uma agência de inovação, aliada com a oferta de cursos do IFPR e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Segundo o reitor, a ideia da parceria é de que a Prefeitura disponibilize um local para as aulas, o IFPR entre com os professores, assim como a UTFPR, que também poderá fornecer a estrutura de laboratórios. Parte do custeio virá do Ministério da Educação no valor de R$ 1,5 milhão.

"O projeto de lei para esta doação depende de aprovação na Câmara dos Vereadores. E, no encontro realizado na Prefeitura, o prefeito Marcelo assumiu o compromisso de pedir em caráter de urgência a aprovação deste projeto", destacou Pilatti.

O objetivo, com a doação da área, será para a ocupação do espaço por um período que for necessário. Segundo o reitor, a parceria da Prefeitura seria a apenas a doação do imóvel, ou seja, ela não precisaria fazer a manutenção, apenas um investimento em infraestrutura com ruas e iluminação. Em paralelo, a UTFPR faria a agência de inovação, além da implantação do Instituto, a fábrica e o Parque Tecnológico, que juntos chamamos de Cidade do Conhecimento.

"A reunião também contou com a presença do juiz federal, Antônio César Bochenek, e também do procurador do Ministério Público Federal, Osvaldo Sowek Júnior. Estou muito otimista pois sei que, muito em breve, Ponta Grossa terá um dos projetos mais modernos e inovadores do Brasil", comemorou Pilatti.

Incubadora

Outro projeto previsto para a Cidade do Conhecimento é a construção de um prédio compartilhado onde funcionará uma Incubadora de Empresas com o apoio de verba parlamentar. "O deputado federal, Sandro Alex, estava neste encontro e já comprometeu a buscar recursos para viabilizar este projeto", comentou o reitor.

IFPR

Pilatti aponta ainda que já solicitou ao MEC alguns técnicos administrativos e dois administradores de cursos para atuar frente ao Instituto Federal. "A UTFPR entrará com os laboratórios e, dessa forma, conseguiremos garantir o funcionamento de dois cursos presenciais e três de ensino à distância (EAD)", explicou o reitor.

"Ponta Grossa terá um dos projetos mais modernos e inovadores do Brasil" – Luiz Alberto Pilatti, reitor da UTFPR.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.