em

PG ganha comunidade para fortalecer startups

Reunir um grupo de pessoas em torno do desenvolvimento e fomento de novos negócios. Com este objetivo foi criada, em Ponta Grossa, a primeira comunidade de startups. A Campos Valley tem como foco desenvolver startups e fortalecê-las.

Segundo a consultora do Sebrae/PR, Thaise Amaral Orita, o Sebrae conta há cerca de três anos com um projeto para criar a comunidade. “O que mais precisa são pessoas, então identificamos alguns líderes e eles estão à frente da comunidade. São três pessoas que vão ajudar na organização de eventos e a movimentar a região”, explica. “A comunidade é muito ligada a movimento, a eventos e maratonas, já o papel do Sebrae é da capacitação”, esclarece. Os eventos são direcionados ao surgimento e a organizar startups.

A comunidade buscará integrar startups, empresas, universidades, entidades e agentes de fomento à inovação e empreendedorismo. Para a consultora, a organização em comunidade trará ganhos, como subsídios para que a inovação e visualização de oportunidades na região sejam trabalhados. “A comunidade também estimula que cada vez mais empreendedores se motivem a encarar as oportunidades e desafios de inovação, o que é uma tendência global e vem transformando todos os setores de nossa economia”, observa.

A Campos Valley foi criada com o apoio do Sebrae/PR, Centro Europeu e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).  

Participação

A comunidade foi criada e é liderada pelos acadêmicos dos cursos de Engenharia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Elina Torres é uma das integrantes. Ela é fundadora da Coobox Soluções, empresa que oferece serviços de design, desenvolvimento web e marketing.

Júlia Stocco também integra a comunidade e é presidente da Semana Acadêmica da Semana de Integração das Engenharias e Tecnologias (Siet). O terceiro integrante é Thiago Teixeira, presidente da TechWeek, que é a Semana Acadêmica de Engenharia de Software.

De acordo com Thaise, o setor empresarial, independente do porte e do segmento, pode ajudar a comunidade participando como patrocinadores dos eventos. A comunidade de startups está aberta ao público.

 

Empreendedorismo é o foco

Uma das líderes da Campos Valley, Elina Torres, comenta que a comunidade tem o intuito de fomentar o ecossistema de inovação da região, mesmo estando sediada em Ponta Grossa. “O objetivo é conectar as pessoas da área através do empreendedorismo e inovação”, diz.

Thiago Teixeira, também líder, acredita que a organização de eventos levará ao surgimento de novas startups, assim como ao desenvolvimento das que estão no mercado a partir de networking.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.