em

PG inaugura obra que desafoga Souza Naves

Moradores da região do bairro Chapada, em Ponta Grossa, receberá oficialmente a entrega de uma obra aguardada há quase 10 anos. Um evento programado para a manhã desta quinta-feira (23) marca a pavimentação da Rua Sabiá até a Rua Andorinha, principal via de acesso à vila. A obra se soma a outras, como a reforma do Cmei Vovó Arlinda e a implantação de um ponto de ônibus, que foram feitas a pedido da Prefeitura. São as chamadas medidas compensatórias e mitigadoras, exigidas pelo Iplan a partir de análise dos Estudos de Impacto de Vizinhança (EIVs) elaborados pelos empreendedores. No caso em questão, trata-se do Residencial Porto Sabiá, empreendimento da construtora Rottas.

De acordo com Pier Larocca, arquiteto responsável pelo empreendimento, as obras da continuação da Rua Sabiá incluem mais que a pavimentação. “Contempla desde a regularização da desapropriação da área ocupada por parte da rua até a pavimentação da via, incluindo a rede de águas pluviais, a colocação de meios-fios, a relocação de um poste de energia, a implantação de passeios para pedestres na face do condomínio e obras de paisagismo”, explicou Larocca.

A obra tem grande importância no sistema viário do bairro da Chapada, pois conecta a região do Santa Luzia com o Borato e com a Vila Real, retirando parte do fluxo da Avenida Souza Naves, corredor rodoviário que liga o interior do Paraná a Curitiba e ao Porto de Paranaguá. “A pavimentação foi projetada considerando o tráfego de ônibus e de pequenos caminhões, o que garante a durabilidade adequada”, pontuou o arquiteto.

 

Condomínio

O Condomínio Porto Sabiá é um residencial clube formado por 369 casas e uma área de lazer completa com salão de festas equipado, espaço gourmet, quiosque com churrasqueira, academia ao ar livre, brinquedoteca, playground, sala de jogos e piscina. As casas têm plantas de 2 e 3 dormitórios. As obras serão inauguradas nesta quinta-feira (24), às 9 horas.

 

Melhorias

Desde 2016, com a criação da Lei dos EIVs, foram protocolados 64 Estudos para novos empreendimentos de grande porte, muitos deles referentes a novos conjuntos habitacionais. Desses, 35 foram aprovados e os demais estão em análise. Todos exigem algum tipo de medida mitigadora, seja com investimentos em obras ou sugestões de melhorias urbanas, conforme o caso. Entre as obras estão rotatórias, vias de acesso, pontos de ônibus, entre outras.

Via já vem sendo usada, mas será oficialmente inaugurada nesta quinta (Fábio Matavelli)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.