em

PG já possui 13 locais com semáforo inteligente

De acordo com a AMTT, quem dirige por algumas das vias mais movimentadas de Ponta Grossa já pode contar com a tecnologia para tornar o deslocamento menos estressante, especialmente em horários de pico. A Autarquia colocou em prática o funcionamento dos chamados “semáforos inteligentes”, que permitem que a passagem de veículos nos cruzamentos seja controlada conforme aumenta ou diminui o fluxo do tráfego.

De acordo com o engenheiro de trânsito da Autarquia, Gary Dvorecky, pelo menos 13 cruzamentos já possuem os semáforos equipados com câmeras. A tecnologia vem sendo utilizada desde junho em caráter experimental e, nos últimos 60 dias, já passaram a ser aplicados na melhoria do trânsito. “Esses equipamentos já estão todos operacionais, e coletando relatórios que nos permitem implantar programas de sincronismo. O primeiro que criamos foi na área central, entre as 7 e as 19 horas”, diz Dvorecky.

Segundo ele, nesta semana entrou em funcionamento mais um programa, prevendo orientações específicas para o tráfego de veículos no período da noite, entre as 19 horas e a meia-noite, e na madrugada, das 5 às 7 horas. “O programa nesses novos horários ainda será aplicado em caráter de teste, com avaliações ao longo da semana. Uma vez aprovado, o sistema poderá se tornar definitivo nos próximos dias”, acrescenta.

 

Nos bairros

Conforme a AMTT, os semáforos inteligentes têm demonstrado aplicação real para evitar os engarrafamentos e evitar as paradas desnecessárias dos veículos. Diante disso, existe perspectiva para que, em setembro, seja aberto novo processo licitatório para a compra de mais câmeras, que devem otimizar o sistema que já começou a ser implantado na avenida Dome Pedro II, na Nova Rússia, e que deve ser estendido à avenida Visconde de Mauá, em Oficinas.

 

Cruzamentos com semáforo inteligentes

Balduino Taques X Vicente Machado

Vicente Machado X Paula Xavier

Francisco Ribas X Rosário

Balduíno Taques X Comendador Miró

Comendador Miró X Coronel Bittencourt

Bonifácio Vilela X Comendador Miró

Francisco Búrzio X Coronel Dulcídio

Penteado de Almeida X Coronel Dulcídio

Penteado de Almeida X Francisco Ribas

Vicente Machado X Visconde de Nácar

Vicente Machado X Sete de Setembro

Dom Pedro II X Bento Ribeiro

Dom Pedro II X Londrina

Fonte: AMTT

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.