em

PG registra 23 casos de tuberculose em três meses

Neste sábado é lembrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, uma doença que tem cura, mas apenas se for descoberta precocemente e se o tratamento for feito corretamente e sem interrupções. Somente nos primeiros três meses deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já registrou 23 casos no município de Ponta Grossa.

É comum que o paciente sofra com alguns sintomas característicos da doença, como tosse há mais de duas semanas, febre alta dores na região do tórax, falta de ar, sensação de mal-estar, perda de peso considerável e palidez. “É importante estar atento e observar o desenvolvimento da doença, para que ela possa ser analisada corretamente pelo médico pneumologista”, destaca o coordenador do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Jean Zuber.

Em outubro de 2017 a SMS, através do SAE, lançou um novo projeto, o “Respira Princesa dos Campos”, para realizar a estratificação de pacientes potenciais para a doença. Esta iniciativa continua sendo realizada na região de Uvaranas. “É preciso testar 1% da população, em um determinado período, por exemplo, em um ano. O Ministério da Saúde solicita que sejam feitas 3.500 coletas de escarro. Dos 1%, 4% estarão com tuberculose, por isso a necessidade de intensificar este trabalho”, explica Zuber.

A tuberculose é uma doença altamente contagiosa, pode ser facilmente transmitida pelo ar, saliva ou a partir do contato direto com outros tipos de secreções corporais do indivíduo contaminado pela bactéria. O problema é considerado grave e pode afetar diferentes órgãos do corpo.

 

Tratamento

O indivíduo que estiver com tosse há mais de duas semanas, febre, suor, emagrecimento deve procurar sua unidade de saúde de referência, passar por uma avaliação e ser encaminhada para realizar exames. O encaminhamento também pode ser feito no SAE.

O remédio de tuberculose é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e ele deve ser retirado no SAE. A tuberculose tem cura, basta realizar corretamente os 6 meses de tratamento. As Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) realizam um acompanhamento diário dos pacientes.

 

Paraná

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), nos últimos 10 anos, o Paraná reduziu em 22% a incidência de casos de tuberculose. A taxa caiu de 24 casos por 100 mil habitantes em 2008 para 18,7 casos em 2017. O coeficiente de mortalidade caiu o de 1,39 para 1,05 casos por 100 mil habitantes no mesmo período. Os dados foram apresentados neste mês, em Curitiba, durante o I Seminário Paranaense pelo fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública no Paraná, que contou com a participação de 270 profissionais das 22 Regionais de Saúde do Estado e municípios.

 

FOTO: CD_X_Tuberculose.jpg

LEGENDA: Tosse há mais de duas semanas pode ser um sintoma

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.