em

PG tem 15 profissionais dos hospitais afastados com sintomas de covid

Os hospitais de Ponta Grossa estão com 15 profissionais afastados com sintomas gripais e/ou de covid-19. As informações são a partir de um levantamento realizado pelo Diário dos Campos com quatro grandes hospitais da cidade, que contam com leitos voltados para atendimento de pacientes com covid-19: Santa Casa de Misericórdia, Hospital Geral Unimed, São Camilo e o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG).

Somente no Hospital Universitário, são 11 profissionais afastados, com apenas um confirmado para a covid-19. Os demais aguardam resultado dos testes. Na Santa Casa de Misericórdia, uma funcionária segue afastada por conta da contaminação pelo vírus e outras duas aguardam pelos resultados dos exames.

Já no São Camilo, apenas uma funcionária está afastada com sintomas gripais. A partir do levantamento, apenas o Hospital Geral Unimed não tem funcionários afastados no momento por conta de sintomas gripais. A reportagem também tentou buscar as informações junto ao hospital Bom Jesus, mas as informações não foram repassadas até o fechamento desta reportagem.

Há cerca de um mês, no dia 6 de maio, o DC publicou reportagem onde, pelo menos, 30 profissionais de saúde estavam afastados dos hospitais por suspeita ou confirmação de contágio pelo novo coronavírus. Na época, do total de profissionais, pelo menos cinco tiveram confirmação de contágio pela covid-19, enquanto que os demais foram afastados de forma preventiva.

Contratações

Dos quatro grandes hospitais do levantamento, apenas o Hospital Universitário está com previsão de contração de mais profissionais para substituir aqueles que estão afastados.

De acordo com o vice-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa e diretor do HURCG, Everson Krum, o hospital está em fase final de credenciamento de empresas para prestação de serviços de profissionais de saúde no hospital, o que irá possibilitar a ampliação de mais leitos voltados para a covid-19 para atendimento.

“Salientamos que em caso de afastamento dos profissionais, também ocorre a substituição por pessoal técnico de outro setor, mantendo sempre o mínimo exigido pelos órgãos reguladores. No entanto, as contratações estão previstas para acontecer nos próximos dias”, disse Krum.

Ao todo, deverão ser contratados cerca de 40 profissionais para atuar na UTI nas áreas de enfermagem, fisioterapia e medicina. “Hoje o Hospital Universitário conta com 60 profissionais, somados às equipes técnicas com as equipes de apoio”, destacou o vice-reitor.

Os hospitais Santa Casa, Unimed e São Camilo informaram que não há necessidade para novas contratações.

Cuidados

De acordo com o médico Thomas D’Haise, responsável técnico pela UTI Covid do HURCG, é extremamente importante que os profissionais algumas medidas de segurança para evitar a contaminação. “Uma delas é a troca de roupa obrigatória após cada atendimento prestado ao paciente, bem como a troca dos equipamentos como máscaras, óculos, avental e luvas. Existe toda uma técnica para a retirada”, explicou.

Os profissionais também devem tomar banho após cada término de turno. “Estamos estruturando tudo isso cada vez mais. Além disso, os profissionais que apresentarem sintomas, já são autorizados a fazer o isolamento domiciliar por 14 dias. Eles também fazem o teste para confirmação. É importante lembrar que o contágio não existe apenas em contato com os pacientes, mas também nas áreas hospitalares”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.