em

PG tem maior número de vagas para médicos em edital

Ponta Grossa é o município para o qual o governo federal indicou o maior número de vagas para novos médicos brasileiros, no edital destinado à contratação dos profissionais que substituirão os médicos cubanos de saída do programa Mais Médicos. Das 8.517 vagas ofertadas para 2.824 municípios, 56 foram destinadas especificamente para Ponta Grossa. O número só é inferior ao registrado em São Paulo capital, para onde estão sendo destinadas 78 vagas.

A maioria dos municípios que deve receber maior quantidade de médicos está incluído na categoria de capitais ou regiões metropolitanas. É o caso, por exemplo, de Campinas-SP (42), Rio de Janeiro-RJ (45), Osasco-SP (37) e Jandira-SP (34). Entre os municípios, isoladamente, Jacareí-SP foi o segundo com maior número de vagas para médicos, prevendo contratação de 41 médicos. Em seguida aparece Limeira-SP, à espera da 38 médicos.

Conforme o próprio edital explica, foram estabelecidos perfis das localidades para selecionar a destinação das vagas. Ponta Grossa foi incluída no perfil 1, que inclui áreas referentes aos 40% dos setores censitários com os maiores percentuais de população em extrema pobreza dos municípios dos grupos III e IV do Piso da Atenção Básica (PAB) fixo. O PAB corresponde ao montante de repasses feito pelo Ministério da Saúde, seguindo estimativas do IBGE. Os profissionais selecionados receberão salário de R$ 11.865,60 por 36 meses, com possibilidade de prorrogação.

 

Determinação

Os médicos cubanos devem deixar o país até o final deste ano, após uma determinação de Cuba, que decidiu deixar o programa Mais Médicos, em uma resposta de caráter político a declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro, que classificou o trabalho dos cubanos no programa como escravidão, e mencionou a possível necessidade de revalidação dos médicos estrangeiros.

O Ministério da Saúde estima que no próximo dia 27 haverá a abertura de nova chamada para os médicos brasileiros formados no exterior e estrangeiros.

 

Saúde remaneja atendimentos

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Ponta Grossa declarou que a Secretaria Municipal de Saúde foi informada que o cancelamento dos atendimentos de médicos intercambistas no Brasil será imediato. A informação não foi noticiada por nenhuma outra prefeitura ou órgão de saúde. A Organização Pan-americana da Saúde (Opas) se limitou a divulgar, na segunda-feira (19), que a saída de todos os 8.300 médicos cubanos no país deve ocorrer até o dia 12 de dezembro.

Até o dia 7 a população que procurar consulta médica nas UBS e que eventualmente possam não ter profissionais podem se dirigir para outros estabelecimentos de Saúde, como: Hospital Municipal Amadeu Puppi, Hospital Municipal da Criança João Vargas de Oliveira, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Unidades de Pronto Atendimento Infantil (PAI).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.