em

Primeiro caso confirmado de Covid-19 em PG é de um homem que viajou ao exterior

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou o primeiro caso de coronavírus em Ponta Grossa. Outros seis casos foram confirmados em Curitiba (4); Umuarama (1) e Pato Branco (1).

Em sua rede social, o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, informou que o paciente é do sexo masculino e havia viajado para o exterior. "A vigilância epidemiológica está monitorando o caso desde o dia 19 de março, realizando contato telefônico diário para obter informações à respeito do quadro do paciente e sobre os contatos domiciliares e próximos. O paciente encontra-se em casa em estado estável", disse o prefeito.

Em anúncio oficial feito por meio de vídeo dirigido aos cooperados e colaboradores da Unimed, a direção do Hospital Geral da Unimed-PG informou que o paciente foi atendido em seu Pronto Atendimento por profissionais da saúde devidamente protegidos por luvas, máscaras e vestimentas conforme o protocolo da Agência Nacional de Saúde.

Informou que o paciente positivado passa bem e "não apresenta sintomas". O homem está em casa, sendo monitorado pelos profissionais da cooperativa médica. Segundo a direção da unidade hospitalar, 64 pacientes estão sendo monitorados por seus profissionais em Ponta Grossa. 

A Fundação Municipal de Saúde está reforçando a comunicação com o paciente para que o mesmo continue em quarentena/isolamento domiciliar, até que se complete os 14 dias, onde o mesmo não tem a possibilidade de contaminar outras pessoas.

Neste momento a Prefeitura de Ponta Grossa está reforçando as orientações aos funcionários que trabalham diariamente em contato com a população. "A FMS tem tomado todas as medidas necessárias de acordo com o protocolo vigente do Ministério da Saúde", disse Rangel.

Confirmações

As confirmações são de quatro homens e três mulheres com idades entre 28 e 81 anos, com viagens para São Paulo, Rio de Janeiro e Estados Unidos. Os resultados foram divulgados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), além de dois laboratórios privados já habilitados para confirmações da doença.

Paraná

O Paraná tem atualmente 43 casos confirmados, 172 descartados e 273 suspeitos. Destes, três estão em isolamento hospitalar e os demais em isolamento domiciliar. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.