em

PG tem papel estratégico para o Exército Brasileiro

Os quartéis de Ponta Grossa têm papel fundamental e estratégico nas Forças Armadas do Brasil em decorrência dos papéis que desenvolvem, visando a segurança, a preparação em casos de conflitos e guerras, aliado ao seu forte armamento. O município também é considerado um centro de captação de recrutas, que vêm de cidades do interior do Paraná, exercer o serviço militar.

"Cerca de 600 recrutas incorporam em Ponta Grossa todos os anos. Mas, além dessa parte da preocupação em receber o jovem e formar um soldado, nós temos outra vertente que é a parte da preparação para missões de defesa externa, ou seja, nossa Brigada aqui é preparada para a guerra. Umas das poucas do Brasil que pode, a qualquer momento, ser convocada, pois estará pronta", destaca o general Márcio de Souza Nunes Ribeiro, comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada.

Cerca de 600 recrutas incorporam em Ponta Grossa todos os anos. (Foto: José Aldinan)

 

Treinamentos

Diversos treinamentos progressivos são realizados ao longo do ano com programação didática e formação dos quadros de pessoal. Toda a preparação é voltada para que os militares estejam preparados para atuar em situações de conflito que possam surgir.

"Como somos uma Brigada importante, saímos para treinar em várias cidades com os carros de combate tanque. O soldado é qualificado para cada função específica, atirador de blindado, rádio-operador e no final do ano fazemos um grande exercício. No final deste ano, teremos um treinamento importante, no norte de Santa Catarina, com vários carros de combate para vermos se estamos prontos para a guerra, digamos assim", diz o general.

Os treinamentos também acontecem nos próprios quartéis de Ponta Grossa, com um pelotão constituído por 30 soldados. "Em seguida, treinamos no meio ano com cerca de 300 soldados e, no final do ano, realizamos um treinamento maior com generais, majores e capitães com cerca de dois mil soldados".

Além da parte didática, os treinamentos buscam a imitação do combate, como algo real em casos de guerra. "Para que isso seja possível, realizamos tudo em um campo de instrução cercado, atiramos com munições de paintball e também utilizamos munições de verdade para atirar contra o barranco. Levamos, ainda, um tanque que atira a dois mil metros de profundidade", explica o general.

"Para evitar a guerra, nada como ter um braço forte para estar pronto a qualquer ameaça em nosso território nacional. A paz queremos com fervor e a guerra só nos causa dor", complementa.

Destaques

O Brasil conta com cerca de 220 mil homens e mulheres trabalhando no Exército Brasileiro, dividido em várias organizações militares. "A Brigada de Ponta Grossa é a única de Cavalaria no Brasil. Aqui é uma região estratégica para todo o país e, geograficamente, Ponta Grossa proporciona uma articulação rápida para o sul, leste e oeste. Por isso, o Exército investiu muitos recursos aqui, com formações e carros blindados. Isso nos deixa muito orgulhosos", celebra o comandante.

Blindados

A Brigada de Ponta Grossa conta com o carro de combate, conhecido como Leopard, projetado e produzido na Alemanha nos anos 80. "É preciso uma formação especial para pilotar um carro como esse. Ele é sobre lagarta e atravessa qualquer área, como florestas e pântanos, por exemplo", aponta Ribeiro.

O município conta ainda com 54 carros blindados que, na visão do general, são suficientes para um regimento. "Também aguardamos mais 20 carros M109, de fabricação americana. É um carro bem mais novo, todo informatizado, que atira a cerca de 40 quilômetros de profundidade. Eles estavam no exército americano e chegarão a Ponta Grossa no final deste ano", lembra o general.

Além do armamento pesado, os soldados carregam consigo armamentos leves, como fuzis de fabricação nacional, pistolas e metralhadoras. 

Quartéis

São quartéis do Exército existentes em Ponta Grossa, sendo o mais antigo o 13° Batalhão de Infantaria Blindada (BIB), que completou 96 anos. O Quartel General da Brigada veio em seguida e foi fundado em 1935. Já o 3° Regimento de Carros de Combate (3° RCC), antes localizado no Rio Janeiro, também foi instalado em Ponta Grossa. A cidade conta ainda com o Esquadrão de Comando e um posto médico pequeno.

"Para evitar a guerra, nada como ter um braço forte para estar pronto a qualquer ameaça em nosso território nacional" – general Márcio de Souza Nunes Ribeiro, comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada

 

Atuações

O general Márcio de Souza destaca que a tropa do Exército Brasileiro em Ponta Grossa está sempre à disposição da sociedade, desenvolvendo diversas tarefas.

"Atuamos na fronteira; garantimos a lei da ordem durante a greve dos caminhoneiros, proporcionando segurança ; distribuímos água no Nordeste; atuamos em Roraima recebendo os amigos venezuelanos e também em grandes eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos", diz.

Muitos militares de Ponta Grossa, como sargentos, cabos e soldados, segundo o general, atuaram nestas ocasiões. "A gente não só se prepara para a guerra, mas fazemos muitas outras coisas, como garantir estabilidade e segurança para a sociedade. Temos muitos militares daqui empenhados em missão de paz", destaca.

Carreira

A procura pelo serviço militar tem aumentado entre os jovens e um dos fatores pode estar ligado à crise que o Brasil vive. "Muitos procuram por vocação militar ou necessidade familiar mesmo. Mas, hoje em dia, temos uma gama gigante de jovens que querem servir".

Por ano, no 13° BIB, se apresentam cerca dois mil jovens quando, ao final, incorporam 370 ao serviço militar. "No serviço militar, o jovem aprende um ofício, uma qualificação profissional dentro do quartel, ele amadurece e saí com diversos valores e responsabilidade. Além disso, no Paraná, a qualificação em termos de educação do jovem é muito boa, pois ele já vem com um nível de educação muito elevado", finaliza o general.

Município conta ainda com 54 carros blindados suficientes para atender as necessidades de um regimento. (Foto: José Aldinan) 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.