em

PG terá Congresso de Educação e Feira do Livro em setembro

A Secretaria Municipal de Educação realiza na próxima quinta-feira (5), às 19 horas, na Acipg, a 6ª edição do Congresso de Educação de Ponta Grossa – Leitura e Formação de Leitores, que ocorre junto com a Feira do Livro 2018. Personalidades da educação, intelectuais, empresários e profissionais da área conhecerão mais sobre o principal evento do setor no Paraná, que será realizado de 7 a 15 de setembro.

O tema deste ano segue o conceito desenvolvido pela SME: Ponta Grossa Narra. Desta vez, um complemento diferente: a leitura em diferentes contextos. “Com isso queremos demonstrar que uma cidade que lê, formada por leitores, é uma cidade que tem condições de narrar sua própria história, de construir sua narrativa no mundo. Mostramos também que a leitura se dá em diversas situações do cotidiano. Ela acontece em tempo permanente, em diferentes contextos. Estamos o tempo todo lendo e interpretando o mundo”, narra a secretária de Educação, Esméria Saveli.

Enquanto o Congresso de Educação recebe palestrantes, oficineiros e estudiosos de todo o Brasil e é direcionado aos profissionais da área e outros interessados, em mais de 70 atividades, a Feira do Livro é aberta ao público e reserva mais de 100 atrações literárias, performances artísticas, contações de histórias, teatro, dança e outras atrações. O Congresso ocorre em vários pontos da cidade, enquanto a feira será no Parque Ambiental. A exposição de onze editoras e livrarias será na Estação Arte, também no parque, na esquina com o Terminal Central.

Diferencial

O professor Ezequiel Theodoro da Silva, titular da Faculdade de Educação da Unicamp, será um dos convidados do VI Congresso de Educação. Ele acredita que a pluralidade e grande adesão dos profissionais da cidade é um diferencial dos eventos em Ponta Grossa. “Aqui ocorre algo diferente, porque você vê interlocutores na plateia, que não costuma ver em outras cidades. Fazendo a leitura do auditório, você vê merendeiras, funcionários de todas as áreas da escola, não somente professores. Esta distinção a respeito de quem tem o valor do educador, é uma diferença significativa. O congresso é aberto a todos os profissionais que atuam na organização da escola, desde a merendeira até a diretora. Isso não se costuma ver em todos os lugares”, anota.

INSCRIÇÕES

As inscrições para os eventos do VI Congresso de Educação podem ser feitas por qualquer pessoa interessada em educação, cultura, literatura e demais temas que serão tratados. Entre os destaques da programação estão a escritora Marina Colasanti, os professores e pesquisadores da educação Vitor Paro, César Nunes, Ezequiel Theodoro, entre outros. Entre as discussões, estão previstos debates sobre neurociência, ensino de tempo integral, poesia, bullying, entre outros. A Feira do Livro, no Parque Ambiental, terá 10 editoras e livrarias, tendo a literatura infantil e infanto-juvenil como carro chefe. As inscrições podem ser feitas em sme.pontagrossa.pr.gov.br

 

Serviço:

VI Congresso de Educação: leitura e formação de leitores e Feira do Livro 2018

Data: de 7 a 15 de setembro

Local: Parque Ambiental (Feira do Livro) – o Congresso será realizado em diversos pontos da cidade

Haverá exposição de onze editoras e livrarias na Estação Arte e no Parque Ambiental

Entrada gratuita

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.