em

PG terá escritório para reinserção social de detentos

O município de Ponta Grosa autorizou a cessão do uso de um imóvel pelo Departamento Penitenciário do estado (Depen), o que deve possibilitar melhorias no atual sistema de monitoramento e reinserção social de detentos. A lei 13.304, publicada no diário oficial do final de semana, coloca o imóvel localizado na esquina das ruas Benjamin Constant com Tenente Hinon Silva à disposição para a implementação das novas ações da Sesp na cidade.

Segundo a assessoria de imprensa do Depen, o local servirá para sediar a instalação do escritório social na cidade. A proposta é reunir em um mesmo local atendimentos e serviços para dar suporte àqueles que estão em monitoramento, e aos egressos, em diversas áreas como saúde, qualificação, encaminhamento profissional, atendimento psicossocial, assistência jurídica e regularização de documentação civil.

O objetivo é ajudar aqueles que já deixaram o sistema prisional a resgatarem sua cidadania e vencer as barreiras no retorno à sociedade. Para realizar esse trabalho, a equipe do escritório social fará avaliação e irá monitorar as pessoas ali atendidas, além de realizar a interlocução com outras instituições públicas sempre que necessário.

 

Lançamento

Além do escritório social, o imóvel terá um posto de monitoração, responsável pela instalação, manutenção e retiradas das tornozeleiras eletrônicas dos apenados. Na quinta-feira (22) está previsto o anúncio oficial de implantação do escritório, além da inauguração da unidade de progressão dos detentos na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.