em

PG terá Semana da Língua Alemã de 8 a 13 de abril

O Centro de Línguas Germania e a Associação Germânica dos Campos Gerais estão preparando uma programação especial para a Semana de Língua Alemã. O evento, que acontece anualmente em todo o Brasil, terá extensa programação em Ponta Grossa, de 8 a 13 de abril, com palestras, bate-papos, exibição de filmes e muito mais. No sábado, encerrando as atividades, haverá uma confraternização com música, palestras, cerveja e comidas típicas. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

O proprietário do Centro de Línguas Germania, Newton Schner Jr., destaca que poder contar com toda uma programação voltada para a língua alemã na cidade significa muito. “Primeiramente, o evento torna a fazer de Ponta Grossa uma cidade enquanto referência estadual e nacional no que diz respeito à língua alemã. Vale lembrar que o livro mais importante sobre imigração alemã no Paraná e um dos maiores do Brasil foi escrito em alemão em Ponta Grossa. Além de um romance publicado na Alemanha e em alemão sobre a vida em Ponta Grossa, temos uma obra também publicada (infelizmente) apenas em alemão na Alemanha por dois pastores na cidade. Em Ponta Grossa existiu até uma editora e um conselho sul-americano de publicações em alemão. O primeiro jornal em alemão do Paraná é de criação de um ponta-grossense. E o primeiro jornal de Ponta Grossa também”.

Newton ressalta também que trata-se de uma língua ainda falada por muitas pessoas na cidade. “Devido à proibição que a língua sofreu, muitos netos hoje estão aprendendo a língua que não foi passada adiante pelos avós. Além do mais, é bastante significativo o número de estudantes que ano após ano escolhem a Alemanha como destino de aprimoramento nos estudos. É uma língua que apesar de parecer (apenas parecer) difícil, se torna a cada dia mais popular e procurada”, finaliza.

 

Veja a programação completa:

SEGUNDA, 8 de abril – 19h – 22h

– Palestras (alemão e português) com Gisela Wiens, Margarete Boldt, Jeane Eckert Mons, Carla Bowens, Renata Regis Florisbelo, André Petters, Amanda Canto e Newton Schner Jr.

 

TERÇA, 9 de abril – 14h

– Bate papo com o youtuber alemão Daniel Tierbs (alemão e português)

 

QUARTA, 10 de abril – 19h30

– Exibição de filme alemão com Jeane Eckert Mons, do projeto ‘Deutsche Filme als Sprachanlass’

 

QUINTA, 11 de abril – 20h

Stammtisch na Cervejaria Strasburger

 

SEXTA, 12 de abril – 19h

Noite de jogos em alemão

 

SÁBADO, 13 de abril – 17h – 21h30

– Festa: comidas típicas com Waffelnhaus e Primvlla (cozinha artesanal), torta alemã da Associação Germânica dos Campos Gerais, cerveja artesanal com Trem Fantasma Cervejas, música com Musik Maschine (Rammstein cover), exposição com Albrecht Albrecht Artes e palestra (português e alemão) com o escritor Klaus Pettinger e lançamento de seu livro em Ponta Grossa.

 

Serviço:

Semana de Língua Alemã em PG

Data: 8 a 13 de abril

Local: Centro de Línguas Germania (Anita Garibaldi, 741)

Contato: 99821-0123 (whatsapp)

Programação gratuita

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.