em

Ponta Grossa ultrapassa dez cidades do país e duas do Paraná em potencial de consumo

O Diário dos Campos lança, nesta semana, uma série de reportagens especiais sobre o potencial de consumo de 2020 de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais. Divulgado anualmente pelo instituto de pesquisa IPC Marketing Editora, que calcula os índices nacionais com base em dados oficiais, neste ano o estudo local é publicado em primeira mão pelo DC.

O poder aquisitivo dos ponta-grossenses deve somar R$ 8,91 bilhões até dezembro, R$ 198,17 milhões a mais do que no ano passado, o correspondente a um crescimento nominal de 2,27%. Quando descontada a inflação de 2019, fechada em 4,31%, a variação real é de -2,04%, porém mesmo assim a cidade subiu dez posições no ranking nacional, chegando à 68ª posição, e duas no estadual ultrapassando Cascavel e São José dos Pinhais, sendo a quarta cidade com o maior potencial de consumo do Paraná, atrás apenas de Curitiba, Londrina e Maringá.

Apesar dos problemas gerados pela pandemia, Ponta Grossa vai se sair melhor desse cenário do que uma série de outras cidades que perderam participação no total nacional. O dinheiro no bolso da população é basicamente o mesmo, o que mudou é a forma como ele está sendo gasto”, aponta o diretor da empresa e responsável pela pesquisa, Marcos Pazzini.

Entre os setores que aumentaram sua participação de um ano a outro se destacam os gastos com veículos o próprios, que tiveram seu valor quase triplicado, educação, cujo potencial de consumo mais do que dobrou, e higiene e cuidados pessoais, que cresceu 55%. No lado inverso do ranking, as categorias que registram potencial queda de consumo estão os transportes urbanos (-59,1%), materiais de construção (-54%) e eletroeletrônicos (-34,36%).

Isso é uma tendência nacional que obviamente tem a ver com a pandemia, mas não somente a ela: fizemos uma atualização dos cálculos esse ano levando em consideração não somente os índices de potencial de consumo, mas também à nova pesquisa do IBGE sobre os hábitos de consumo dos brasileiros, relacionada ao levantamento de orçamentos familiares”, explica o especialista.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.