em

PG volta ao primeiro escalão de Beto Richa

Arquivo DC
Como reitor, João Carlos Gomes teria mandato até dezembro de 2014 a frente da UEPG

 

Quando Ponta Grossa estava prestes a completar um ano sem nenhum integrante no primeiro escalão do governador Beto Richa (PSDB), o mês de agosto trouxe de ‘presente’ a confirmação do ex-reitor João Carlos Gomes, que até então comandava a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na condição de secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Na condição de representante do município, Gomes substitui Reinaldo de Almeida César – que foi secretário de Segurança Pública entre 2011 e 2012. Já na pasta, o ponta-grossense ocupou a vaga deixada por Alípio Leal.

“Me sentido muito honrado de representar a cidade, ainda mais em uma secretaria tão importante para o Estado como é a de Ensino Superior, área que eu trabalho nestes últimos 20 anos. Fiquei muito feliz com a confiança depositada em mim pelo governador, e me sinto preparado para dar sequência ao trabalho feito nesta área pelo governo”, disse João Carlos, que voltou à cidade na última quinta-feira – para participar da posse reitor Carlos Luciano Vargas. O mandato de Vargas será até o final do ano que vem.

Para o novo secretário, o fato do município ter ficado sem representante entre os principais cargos do Governo Estadual desde setembro de 2012 – quando Reinaldo foi substituído por Cid Vasquez – não prejudicou o desenvolvimento da cidade. “Independente de ter secretário ou não, há um entendimento muito grande entre todas as esferas de governo. Mas acredito que Ponta Grossa tem capacidade para ter mais gente em todas as instâncias de gestão”, analisa o atual titular da Seti.

Novas empresas

Sobre o crescimento da cidade e novas empresas que instalam na cidade, João Carlos exalta o trabalho realizado pelas universidade do município. “Além dos incentivos, creio que a mão-de-obra qualificada que Ponta Grossa pode oferecer tenha sido determinante para a escolha das empresas. Além da UEPG, temos uma Universidade Tecnológica forte, além das demais faculdades particulares. Ponta Grossa é uma cidade universitária”, afirma. Só UEPG, atualmente, oferece 40 cursos à comunidade.

Currículo inclui reitoria e presidência da Abruem

Desde 1979, João Carlos integra o corpo docente do curso de Odontologia da UEPG. Na instituição, passou pelo cargo de coordenador do curso de Odontologia (1986/87) e diretor do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde (1987/90). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da instituição (mestrado e doutorado). Na reitoria, foi eleito pela primeira vez em 1991, com mandato até 1994. Obteve nova vitória nas eleições para a gestão 2006/2010, sendo reeleito em 2010, para mais quatro anos de mandato.

No comando da Universidade, foi eleito para a presidência da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), no período de 2008 a 2010. Como vice-presidente da entidade (biênio 2010/2012), assumiu novamente a presidência, de fevereiro a junho de 2010. No mesmo ano, obteve novo mandato de presidente para o período 2012/2014.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.