em

Piraí do Sul atingiu cobertura de vacinação contra o sarampo

Durante a programação do jornal Bom Dia Paraná exibido na quinta-feira, 31, foi mencionado a situação de que Piraí do Sul seria o único município da região onde o grupo prioritário para receber a vacina contra o sarampo não tinha cumprido a cobertura esperada. Um vídeo editado com cortes, suprimiu informações importantes que foi divulgado nos últimos dias, dando interpretação errônea sobre o fato e tumultuando a comunidade.

Segundo divulgado na reportagem, existe uma lista que contém o nome das crianças – são elas, de 6 meses a 5 anos que compõe este primeiro grupo prioritário –, que ainda não foram vacinadas contra o sarampo. Nela, dizia que o único município que ainda não alcançou a cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde é Piraí.

A Secretaria de Saúde de Piraí do Sul e o próprio vídeo completo esclarecem a situação. Robson Xavier, Diretor da 3a Regional de Saúde, esclarece na matéria que de acordo com análises feitas pela Regional de Saúde e em contato com a Gestão Municipal foi identificado algumas inconsistências que sinalizam que o município alcançou as coberturas mas que esse dado não foi corretamente armazenado no sistema.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, divulgar um vídeo editado, manipulando a verdadeira reportagem apresentada no Jornal Televisivo é um fato bastante grave, um verdadeiro desrespeito aos profissionais dedicados que militam no dia a dia realizando busca ativa entre outras atividades para não deixar de vacinar nenhuma criança, especialmente aquelas da faixa etária preconizada nas campanhas de vacinação.

“É muito triste e desanimador verificar a forma como estamos nos habituando com a mentira e a estamos utilizando em nosso cotidiano. Se mente para obter algum benefício, como a preservação da imagem por exemplo. Mas que benefícios pode obter uma pessoa que edita maldosamente um vídeo e divulga nas redes sociais como se fosse verdadeiro e de forma sensacionalista com o objetivo de prejudicar a gestão?” – questiona o Secretário.

“Para quem está habituado com a mentira, se torna muito natural alterar o conteúdo ou a apresentação dos fatos, manipulando-os ao seu bel prazer, sem pensar nas consequências que isso pode acarretar para todos. Não podemos construir um caminho novo para o Município compactuando e divulgando mentiras ou notícias distorcidas”, finaliza o Secretário.

Salientamos que, de acordo com o Ministério da Saúde, Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

A campanha de vacinação contra o sarampo continua em novembro, no período de 18 a 30 de novembro, e o dia D da mobilização nacional será dia 30 de novembro. Neste momento o foco das vacinações são os adultos de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia.

O vídeo na íntegra pode ser visto através do link:

https://globoplay.globo.com/v/8049644/?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.