Cidades

Piraí do Sul celebra Padroeira

A partir deste domingo, Piraí do Sul sedia a 135ª Festa do Senhor Menino Deus. Até o dia 25, a Igreja matriz do Senhor Menino Deus deverá ficar lotada de fiéis. A partir das 19 horas, todos os dias, acontece a novena. Na seqüência, às 20 horas, começam os shows musicais. Além disso, quem passar pelas ruas próximas poderá fazer compras e aproveitar as barraquinhas de gastronomia.

Segundo o pároco responsável, Silvio Breginski, na verdade, duas festas devem movimentar a cidade este mês. “Assim que acaba a festa do Senhor Menino Deus, começa a 127ª Festa de Nossa Senhora das Brotas, padroeira do Município. “No dia 27, toda a estrutura da festa sai da Igreja Matriz e será montada no Santuário de Nossa Senhora das Brotas, quando será feita a homenagem à padroeira”, explica.

O Santuário fica há três quilômetros do Centro. A expectativa é de que cerca de 18 mil fiéis sigam para a festa. “Vem romeiros de toda a região dos Campos Gerais, além de São Paulo, Mato Grosso e Santa Catarina para prestigiar a padroeira”.

As atividades começam às 9 horas, com uma procissão saindo da Matriz até a chegada ao Santuário. Para as 10 horas está marcada uma missa com a celebração do bispo Dom Sérgio Arthur Braschi. “Após o almoço, serão realizados diversos shows musicais e postos diversos brinquedos à disposição das crianças”, acrescenta. Às 18 horas acontece a procissão de encerramento.

Significado

Segundo padre Breginski, a festa da padroeira tem grande importância para o Município. Conta-se que há 200 anos, Frei Galvão passou por Piraí do Sul, deixando uma imagem de Nossa Senhora das Barracas, de Portugal. A presenteada, Ana Paula da Rosa, acabou perdendo a imagem durante uma mudança. “Certo dia, aconteceu um incêndio nessa nova casa, tudo foi perdido e, somente, achou-se novamente aquela imagem intacta. As pessoas consideraram um milagre e, dessa forma, ela começou a ser considerada como a padroeira de Piraí do Sul. (L.A.)