em

Plano Diretor de Ponta Grossa segue sem prazos para finalização

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan) confirmou que o contrato com a empresa Urbtec Engenharia, Planejamento e Consultoria Ltda., responsável por auxiliar nos trabalhos de elaboração do Plano Diretor (PD), tem previsão de que os trabalhos sigam somente até o próximo dia 2 de setembro. Mas a assessoria de imprensa da prefeitura informou que não tem data para encaminhar o texto à Câmara Municipal.

Acredita-se que os documentos do PD devem ser entregues novamente pela empresa até essa data, ocasião em que o Iplan encaminhará o Plano Diretor para análise final do prefeito Marcelo Rangel.

Ciente do conteúdo final do documento, que passou pela revisão da empresa em diálogo com o Iplan, as mais de 1,7 mil páginas divididas em 10 relatórios deverão ser encaminhadas à Câmara Municipal, que votará as leis que possibilitarão a aplicação prática do plano.

O Plano Diretor deverá nortear as ações do município pelos próximos 10 anos, direcionando investimentos e priorizando iniciativas em diversas áreas, incluindo saneamento, pavimentação, oferta de equipamentos públicos, além de estipular regras para o crescimento organizado e sustentável da cidade. O documento foi elaborado com a participação popular, tendo ocorrido a última audiência em março. Em paralelo, está sendo elaborado também o Plano de Mobilidade (PlanMob), com foco no trânsito de pessoas e veículos.

 

Atrasos

A entrega do documento foi protelada diversas vezes. Inicialmente, a intenção era que fosse analisado pelos vereadores em 2016, mas houve atrasos. A empresa de consultoria anteriormente contratada não pôde cumprir com as obrigações e foi preciso fazer nova contratação. Em março deste ano, o Iplan informou que o material seria encaminhado à Câmara até abril, depois previu novo prazo para junho. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, os trabalhos do Plano Diretor estão na quarta e última fase, onde a equipe trabalha na finalização dos ajustes técnicos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.