em

Plantas e flores tornam o ambiente de trabalho mais agradável e produtivo

Em casa elas dão um charme particular na decoração, mas agora as plantas chegam aos ambientes de trabalho Especialistas garantem que elas ajudam a dar mais produtividade no ambiente de trabalho. Essa é uma tendência que está aumentando cada vez mais. Não é à toa que essas flores estão no ambiente de trabalho, várias pesquisas já foram feitas e está provado: plantas e flores melhoram a qualidade do ar, estimulam a criatividade e fazem com que as pessoas trabalhem mais felizes.

De acordo com a paisagista, Rayra Lira os testes foram feitos com pessoas que estavam em escritórios normais e pessoas que estavam em escritórios que tinham uma ornamentação, e provaram que a produtividade, a pro atividade e o estresse no trabalho melhoram muito a vida dos funcionários no ambiente de trabalho. "Quando você para no seu trabalho e vai molhar uma planta, ao molhar, aquele cheiro de terra molhada é lançado sob o ar que você respira, você volta mais calmo, mais leve e focado no que está para resolver na frente porque você está de mente vazia. A sua mente teve a oportunidade de relaxar.", explica Rayra Lira.

 

5 bons motivos pra deixar o ambiente mais verde

Em primeiro lugar, procure por plantas que não correm o risco de morrer e que deixarão o ambiente mais bonito. Além disso, vale ressaltar que as plantas precisam de alguns minutos no dia a dia, então é necessário deixar alguém encarregado de regá-las. A paisagista garante que vale um esforço de ter algumas plantas no ambiente de trabalho. Os benefícios são essenciais para os funcionários e consequentemente para o dono da empresa também, pois a produtividade aumenta.

Ambiente mais alegre

Um outro estudo feito pela Universidade do Texas mostrou que investir no verde pode ter grande efeito sobre a felicidade dos trabalhadores. A pesquisa envolveu 450 colaboradores. Aqueles que tinham plantas no seu escritório se mostraram mais satisfeitos em suas condições de trabalho.

Filtra o ar

O crescimento das plantas também ajuda a filtrar o ar, o que pode, consequentemente melhorar a qualidade de vida. De acordo com a pesquisa, o verde é capaz de absorver os poluentes de ambientes fechados.

Aumenta a umidade do ar

Assim como a capacidade de melhorar o ar inteiro, as plantas ainda melhoram os níveis de umidade do ar. Isso acontece porque 97% da água absorvida pelas plantas é devolvida no ambiente. Sendo assim, melhora em 15% a umidade em ambientes fechados e pode diminuir em até 20% a poeira dos ambientes e deixar as salas mais confortáveis, visto que a umidade do ar permanece no índice recomendado para a saúde humana, em 30% e 60%.

Reduz o estresse

A Universidade de Surrey, no Reino Unido, encontrou provas científicas de questões já percebidas por ambientalistas: as plantas no escritório podem reduzir o estresse. A comparação foi feita em ambientes que não possuíam plantas e ambientes que possuem plantas, comparando a frequência cardíaca e a pressão arterial obtidas com as pessoas que completaram o mesmo teste sem plantas. O resultado dos que trabalham em um ambiente verde foi maior que o dos que não trabalham.

Aumenta a produtividade

Outra pesquisa feita por pesquisadores europeus mostra que as plantas de interior ajudam a manter o foco e melhoram a eficiência no trabalho. Segundo os dados, houve um aumento de 12% na produtividade nos trabalhos feitos na presença de plantas. Confira 8 plantas recomendadas para ter em um escritório Plantas que dão menos trabalho são recomendadas para ter em um escritório. Também existem algumas plantas que só vivem no sol.

 

Quais plantas ter no escritório?

A paisagista Rayra Lira listou algumas plantas que são mais fáceis de ter em um escritório e suas vantagens.

Cacto

A planta não precisa ser regata frequentemente, pois elas podem armazenar muito mais quantidade de água que outras espécies.

Suculentas

Essa espécie possui folhas gordinhas que reservam água. Essa característica a torna extremamente fácil de cultivar e elas ainda gostam de regas semanais.

Planta-jade

Ela pertence à família de suculentas, então, é muito resistente. Por reversar água, é muito mais fácil de cuidar e se torna uma ótima opção para um escritório

Clorofito

Essa planta quase não existe manutenção e se adapta muito bem em qualquer ambiente, inclusive aqueles com ar-condicionado. Por ter raízes grossas, ela também reserva bastante água e ainda se adapta à luz parcial.

Babosa

Essa planta também faz parte da família de suculentas, por isso ela suporta meia sombra e variações de temperatura. Uma vez por semana é o suficiente para regá-la.

Heras

Em fase de crescimento, essa planta precisa de rega frequente, mas quando o tamanho dela for estabelecido, ela pode sobreviver facilmente em condições. Acredite: elas gostam de temperaturas frias e, certamente, vão suportar o ar-condicionado da firma.

Espada de São Jorge

Elas podem sobreviver facilmente a baixos níveis de luz e de rega – são basicamente projetadas para a vida no escritório. Regue-a apenas uma vez por semana e fique atento a drenagem do vaso para não acumular água porque ela pode apodrecer.

Bambu

Além de dar um toque zen à sua mesa de trabalho, o bambu precisa de pouquíssima luz. Por ser uma planta aquática, precisa de água com uma frequência maior que as demais. É importante manter as raízes sempre úmidas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.