em

Plauto pede que o governo do PR reduza ICMS sobre o diesel

O deputado Plauto Miró Guimarães Filho quer que o governo estadual reveja as alíquotas do ICMS sobre os combustíveis que hoje chega a 29% no Paraná.

O alto impacto dos tributos federais e estaduais no diesel e na gasolina é um dos motivos que desencadeou a paralisação do transporte rodoviário em todo o Brasil.

De acordo com o deputado, o Paraná precisa se posicionar em relação ao custo da carga tributária que encarece a produção e o transporte de mercadorias. Plauto afirma que as ações mais enfáticas na desoneração dos combustíveis devem partir do governo federal, mas os estados também precisam assumir parte desse compromisso.

"Acredito que o diesel deva ser considerado um insumo. Afinal, é com esse combustível que as máquinas agrícolas movimentam a produção no campo. É com o diesel que os caminhões, navios e trens transportam as safras e também os alimentos já industrializados. Precisamos rever os conceitos de tributação para ampliar a nossa economia", afirmou o deputado.

A iniciativa de alterar a tributação somente pode ser feita pelo Poder Executivo. "Se o pedido de mudança na lei for encaminhado à Assembleia, certamente os deputados concordarão em aprovar o mais rápido possível", concluiu Plauto.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.