em

PM orienta sobre cuidados com acidentes dentro da cidade

Os cuidados para evitar acidentes vão além das rodovias. Colisões nos trechos urbanos também servem de alerta para que os motoristas tenham atenção redobrada em ruas mais movimentadas como as regiões centrais, por exemplo.

De acordo com o tenente Cassiano Pereira Stanczwk, comandante do Pelotão de Trânsito do Primeiro Batalhão da Polícia Militar de Ponta Grossa, grande parte das ocorrências atendidas pela polícia dentro da cidade ocorrem devido à imprudência do condutor, embriaguez ao volante, desrespeito com os semáforos fechados e uso do celular enquanto dirige.

"Observamos que muitos condutores furam o semáforo vermelho, provocando acidentes graves. A sinalização de trânsito também é muito desrespeitada. Motoristas acabam furando preferenciais e utilizam o aparelho celular com frequência. Mas, o principal causador dos acidentes dentro da cidade é a combinação do álcool e direção", explica.

Somente no último final de semana, de acordo com o boletim da Polícia Militar, foram registrados 12 acidentes de trânsito nos perímetros urbanos em cidades da região dos Campos Gerais como Ponta Grossa, Castro, Arapoti e Irati. Por sorte, não houve registros de óbitos, no entanto, três pessoas foram presas por estarem sob efeito de álcool.

Segundo a polícia, outros casos não houveram acidentes, mas foram efetuadas quatro prisões de motoristas flagrados dirigindo embriagados em Ponta Grossa, Castro, Palmeira e Irati.

Orientações

Uma das orientações para se evitar acidentes no perímetro urbano é ter cautela, principalmente, nos dias chuvosos. "É preciso que os motoristas dirijam com prudência e dentro do limite de velocidade. Nos dias com chuvas as ruas costumam ficar mais escorregadias. Além disso, é preciso que a manutenção do veículo esteja sempre em dia", alerta.

O policial também alerta sobre o uso do celular. "O aparelho tira totalmente a atenção do condutor enquanto ele dirige", diz. Com relação ao álcool, apesar das campanhas educativas e de orientação, o policial reforça ainda mais para que todos evitem dirigir após ingerir bebida alcoólica.

Maioria dos acidentes ocorridos no perímetro urbano é por embriaguez ao volante. (Foto: Arquivo DC)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.