Cidades

Polícia Militar celebra passagem do “Dia de Tiradentes”

TIradentes é patrono das Policias Militares e Civis no Brasil
(Foto: Divulgação PM)

A Polícia Militar promoveu na manhã desta quarta-feira (17), uma solenidade militar em homenagem a Tiradentes, patrono das Polícias Militares e Civis do Brasil.

O evento é tradicional em Ponta Grossa, e todo ano é realizado diante da estátua de Tiradentes na Praça Barão do Rio Branco, área central da cidade. Esse ano reuniu autoridades, militares e civis, representantes do Lions Clube Ponta Grossa Vila Velha, e alunos dos Colégios Regente Feijó e Vila Militar Cescage.

A solenidade contou, ainda, com a participação de frações de tropa representativas do 1º Batalhão de Polícia Militar, do 2º Grupamento de Bombeiros, da 5ª Companhia de Polícia Rodoviária, da 5ª Companhia de Patrulha Escolar Comunitária e do 4º Pelotão de Polícia Ambiental.

Como parte das comemorações, houve o canto do Hino Nacional, a leitura do Boletim Especial, expedido pelo Comandante Geral da Polícia Militar, e a disposição de uma coroa de flores junto à estátua de Tiradentes.

História

Considerado Patrono das Polícias Militares e Civis de todo o Brasil, pela honra e disposição em favor da Pátria, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi Oficial da Polícia Militar de Minas Gerais. Ele foi escolhido para comandar a Inconfidência Mineira, grupo integrado que tinha como principal objetivo a Independência do Brasil. Recebeu este apelido por exercer também a profissão de dentista.

Tiradentes foi um precursor da independência e, quando a inconfidência foi descoberta, se entregou em favor de seu grupo, confessando seus interesses. Os integrantes da inconfidência sonhavam em fundar universidades e escolas, em um país com menos desigualdades sociais. A história conta que Tiradentes e seus inconfidentes foram delatados e julgados, mas alguns aristocratas ganharam penas mais leves. Já Tiradentes, de origem humilde, foi condenado à forca e executado em 21 de abril de 1792, data celebrada até os dias atuais.