em

Ponta Grossa aumenta número de testes e confirma 47 casos

Ponta Grossa chegou ao número mais alto de casos de coronavírus em apenas 24 horas. O boletim divulgado nesta terça-feira (6) pela Fundação Municipal de Saúde confirmou 47 novos casos na cidade, chegando a um total de 598 confirmações. São 366 em isolamento domiciliar, quatro internados em enfermaria, três internados em UTI, 222 recuperados e três óbitos.
O maior número registrado de covid até então foi no dia 3 de julho com 33 casos e anteriormente no dia 25 de junho o município registrou 32. O aumento do número de testes mantém uma relação diretamente proporcional com o de confirmações da doença.
Os números revelam que de segunda-feira para terça-feira o município realizou 179 novos testes RT-PCR e 170 testes rápidos, um total de 349. Dessas testagens, o modo PCR confirmou 29 pacientes a mais do que o boletim anterior e o teste rápido confirmou mais 17.
A cidade havia registrado uma baixa nos números de confirmações e de testagens nos dias 4 e 5 julho com 14 e 7 casos, respectivamente. Nos últimos dois dias, de acordo com os dados divulgados no boletim oficial da Fundação (5 e 6 de julho) os testes RT-PCR e rápidos haviam diminuído consideravelmente.
No dia 5 de julho, 82 testes foram realizados: 15 PCR com 9 confirmados e 67 rápidos com 7 confirmados. Já no dia 6 de julho, um total de 66 testes foram feitos: 43 PCR com 6 confirmados para coronavírus e 23 testes rápidos, sem nenhuma confirmação. Questionada se havia faltado testes nos últimos dias, a assessoria de imprensa da prefeitura afirmou que não. 
Os boletins anteriores, desde o dia 1º de julho, revelaram que a média de testes feitos por dia estava em 300. Segundo informações da assessoria da Prefeitura de Ponta Grossa, o município recebeu 10.160 testes rápidos e os testes PCR são fornecidos pelo Estado do Paraná e a fundação apenas faz a coleta e manda para análise.

Especificações
Os testes do método PCR demoram até 72 horas para sair o resultado. Já o teste rápido sai em 30 minutos. Segundo o Ministério da Saúde, o PCR pode ser feito  a partir do 3º dia após o início dos sintomas e até o 10º dia, e fornece um diagnóstico mais seguro. O rápido, segundo especialistas, deve ser realizado após 7 dias do surgimento dos sintomas da doença, para que o resultado apresente precisão e fuja do falso-positivo e falso-negativo.

Leitos
A ocupação dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário Regional está em 65% , com 13 pacientes das 20 vagas disponíveis. Sete pacientes são de Ponta Grossa (um confirmado com covid, quatro suspeitos e dois descartados com a doença) e outros seis pacientes são de municípios da região.
Já a ocupação dos leitos clínicos está em 60%, com 9  vagas ocupadas das 15 disponíveis. São três pacientes de Ponta Grossa (dois confirmados com covid e um descartado) e outras pessoas de outras cidades (três confirmados e três suspeitos).

Monitoramento
A Fundação Municipal de Saúde ainda monitora 2.707 pessoas com sintomas gripais e nove casos suspeitos que estão hospitalizados. De acordo com o boletim, três mortes estão sendo investigadas para verificar se o paciente morreu de covid-19 e outros 30 falecimentos já foram descartados.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.